'Nelson Mandela por ele mesmo: o livro de citações autorizado' será lançado na próxima terça-feira, 5
Mais que um ícone, o livro Nelson Mandela por ele mesmo: o livro de citaçõesautorizado tenta decifrar o homem Mandela (92), valendo-se de suas palavras e reflexões.
O projeto nasceu de milhares de pedidos ao redor do mundo encaminhados à Fundação Mandela para apurar a veracidade das frases atribuídas a Mandela. Os editores verificaram artigos, cartas pessoais, discursos e gravações em áudio coletadas ao longo de 60 anos.
O leitor poderá conhecer detalhes da vida do líder político, da prisão, do poder, da sua relação com a família, além de revelar um desconforto com a idealização de sua imagem, como mostra trecho do livro publicado pelo Sunday Times sul-africano:
"Uma coisa que me preocupava profudamente na prisão era a imagem falsa que eu inadvertidamente projetei para o mundo; era ser considerado um santo. Nunca fui um santo, mesmo se baseado na definição terrena de um santo como um pecador que continua tentando".
Mandela foi o líder da luta contra o regime segregacionista, antigo preso político do apartheid, ganhador do Nobel da Paz e o primeiro presidente sul-africano negro.