Elegância, ousadia e tons claros pontuam a moda do Oscar 2011
Beldades elegem nudes e metalizados e capricham no visual para arrasar durante a maior premiação do cinema mundial
Redação Publicado em 01/03/2011, às 16h15 - Atualizado em 02/03/2011, às 14h04
Criada em 1928 pelo diretor de arte novaiorquino Cedric Gibbons (1893-1960), a estatueta do Oscar tornou-se símbolo máximo de vitória em Hollywood e há muito tempo infl uencia até mesmo os fashionistas. Para fazer bonito na entrega da 83ª edição do prêmio, celebridades se inspiraram no brilho dourado do troféu para escolher seus looks. Em versões delicadas e conferindo realce aos tons pasteis, os metalizados surgiram em profusão, ofuscando até mesmo vertiginosos decotes e fendas, tidos como imbatíveis na busca dos holofotes.
Sempre presente nas listas das mais bem vestidas, Halle Berry (44) não desapontou com um tomara que caia longo com detalhes em tule na cauda. "Esta é a quinta vez que venho ao Oscar, adoro ver todo mundo tão arrumado! Sou apaixonada por moda e acho que a roupa pode dizer muito sobre a pessoa", observa Halle, primeira mulher negra a vencer o Oscar de Melhor Atriz em 2002, por A Última Ceia. A missão da diva na noite foi especial: homenagear a cantora, atriz e bailarina Lena Horne (1917-2010). "É triste pensar que perdemos uma pessoa tão influente nesta indústria e eu, como uma mulher de cor, sempre a tive como um exemplo para a minha carreira", comenta Halle.
Exibindo igual elegância e animação, Hilary Swank (36) também optou por modelo metálico, com paetês e penas na saia do vestido. A atriz foi a responsável por entregar a estatueta ao melhor diretor da noite, Tom Hooper (38), de O Discurso do Rei. "No passado fizemos história nesta categoria ao premiar pela primeira vez uma mulher", lembra Hilary, citando Kathryn Bigelow (59), por Guerra ao Terror.
Com modelos minimalistas, mas não menos sofisticados, Michelle Williams (30) e Gwyneth Paltrow (38) roubaram os flashes ao cruzarem o red carpet. Na disputa pelo título de Melhor Atriz, por sua atuação em Blue Valentine, Michelle fala dos desafios que o longa lhe trouxe. "Precisei fazer várias cenas complicadas, como as de sexo com o Ryan Gosling", fala a atriz, mãe de Matilda (5), do casamento com o saudoso australiano Heath Ledger (1979-2008). "Um conselho para quem vem ao Oscar pela primeira vez? Não vá muito fundo no avant-garde", comenta Gwyneth, que assim como Mandy Moore (26) subiu ao palco para cantar, respectivamente, trechos das belas Coming Home e I See the Light, que concorriam à Melhor Canção Original. A romântica We Belong Together, do filme Toy Story 3, acabou levando o prêmio, mas energia aqui é incrível e estar perto de tantos astros e estrelas é uma honra", diz Mallika para Robin Roberts (50) e Sara Nesson. Já as atrizes Hailee Steinfeld (14) e Jacki Weaver (63) optaram por modelos evasês, mas ainda assim sem deixar a linha dos pasteis de lado.
O clima de romance também teve reinou na festa do cinema. Acompanhada do amado, Keith Urban (43), Nicole Kidman (43), estrela do filme Reencontrando a Felicidade, não repetiu seu feito em 2002, quando venceu o Oscar de Melhor Atriz por As Horas, mas ostentou elegância e profissionalismo. "Ser nomeada para o Oscar já é uma honra e é a primeira vez que sou indicada depois de me casar, então, tudo é novidade", frisa a atriz, linda em tomara que caia branco com bordados em prata. "Minha filha falou que adorou minha roupa, mas quando sai de casa, ela disse que não gostava mais. Acho que mudou de ideia", brinca Nicole, citando a filha do casal Sunday Rose (2), que ainda tem Faith Margaret (1 ano e 2 meses). Eleito Melhor Ator, Colin Firth (50) era só mimos com sua eleita, Livia Giuggioli (41), assim como Alejandro González Iñárritu (47), diretor de Biutiful, com sua mulher, Maria Eladia.
Básicas, mas não menos sofisticadas, Aishwarya Rai (27), Cate Blanchett (41) e Anne Sweeney) mostraram que a simplicidade também é sinônimo de glamour. "Não gosto de looks muito pesados e cheios de informações. Se você saber usar as peças com equilíbrio, pode transformar tudo em uma super produção", afirma Cate, em moderno longo rosê.
Responsável por anunciar o prêmio máximo da noite, o de Melhor Filme - dado ao O Discurso do Rei - Steven Spielberg (64) levou a filha Sasha Rebecca (20). "Os filmes que não ganharem hoje irão entrar para um lista com nomes como O Resgate do Soldado Ryan", alfineta o diretor do longo em questão, que perdeu o Oscar em 2009 para a comédia romântica Shakespeare Apaixonado.
Para quebrar o desfile monocromático de estrelas pelo red carpet, musas de estilos variados como Amy Adams (36), que entrou na disputa pelo titulo de Melhor Atriz Coadjuvante, por sua atuação em O Vencedor, Marisa Tomei (46) e Nicole Miller se destacaram com modelos azuis-marinhos sem abandonar o metalizado ou o acetinado. "Acho que tenho espírito de boxeadora, por isso, não foi difícil ser violenta no papel", fala Amy, que interpretou a determinada Charlene, namorada de um boxeador que enfrenta a dominadora família do amado.
Mas o que seria da cerimônia em reverência à sétima arte, sem ousados e poderosos longos vermelhos, a cor da sedução? De tomara-que caia vermelho Sandra Bullock (46) anunciou o prêmio de Colin e era só elogios ao amigo. "Colin, sei que a rainha Elizabeth II viu o filme, mas não foi só ela. Todos nós ficamos tocados com seu trabalho", declara ela, que arrematou a estatueta de Melhor Atriz em 2009 por Um Sonho Possível. Pouco depois da conquista, Sandra terminou o casamento de seis anos com Jesse James (41). "Hoje, sou uma pessoa mais paciente e feliz por tudo o que já conquistei", reflete a morena, que em janeiro de 2010 adotou sua atual única paixão, o filho Louis Bardo (1 ano e 3 meses). Com ar de discreta sensualidade, Scarlett Johansson (26) elegeu rendado bordô para ser uma das apresentadoras da festa.
Casal estrelado, Javier Bardem (44) - indicado a Melhor Ator em Biutiful - e Penélope Cruz (36) deixou o pequeno Leo Encinas Cruz (2 meses) em casa para acompanhar a premiação. Recuperando a excelente forma rapidamente, Penélope também optou por bordô com lantejoulas, justo em excesso no busto. "Meu filho é tão lindo. Já Javier é um grande amigo, meu amor e o melhor ator do mundo", derrete-se a nova mamãe, eternamente apaixonada.
Em longo drapeado frente única, a cantora Jennifer Hudson (29) exibiu shape de dar inveja a qualquer mulher ao anunciar o ganhador do Oscar de Melhor Canção Original. "Pulei do manequim 48 para o 38 e sinto-me uma nova mulher", vibra ela, após rígido regime. Protagonista de Inverno da Alma, Jennifer Lawrence (20) também elegeu o 'red' para a gala. Com cabelos soltos, a atriz, que deve ser vista na terceira temporada da série cômica de TV The Bill Engyall Show, fala de seu visual. "Gosto de ser vista como sexy, mas sem ser vulgar", comenta Jennifer. "Eu nunca senti que entendia algo 100% como atuar. Há atrizes que constroem a si próprias e há aquelas que são criadas por outros. Eu quero me construir", reforça a talentosa jovem.
Para fechar o mix de estilos, o black também teve o seu espaço. Com tomara que caia sereia, Busy Philipps (31) e Julia Ormond eram pura elegância, assim como Maria Menounos (32) e Sharon Stone (52), ambas em longo de um ombro só. "Como atriz, é sempre divertido quando se é capaz de sentir que há liberdade para explorar coisas, tentar fazer piadas e ser engraçada", salienta Busy, estrela da série Cougar Town.
Já Cody Horn (23) mostrou uma mescla entre o despojado e clássico, com estampado em camadas com direito a luvas. Ao lado do amado, Warren Beatty (73), a estrela de Minhas Mães e Meu Pai, Annette Bening (52), não faturou o prêmio de Melhor Atriz, mas se orgulha de seu trabalho. "A industria cinematográfica é difícil. É movimentada pela economia e a economia, por sua vez, só quer tentar colocar muitas pessoas no cinema, essa é realidade de nossa cultura. Por isso, procuro dar o melhor de mim. Sinto que quando estou em frente às câmeras, nada me reprime. Mas quando me entrevistam ou me fotografam, sou mais reservada", detalha Annette.
A top brasileira Camila Alves (29) levou a beleza verde e amarela ao Oscar. Com o marido, o astro Matthew McConaughey (41), a mineira ostentou poderoso decote em vestido negro que, segundo seu amado, era 'gigante.' "As crianças estão debaixo do vestido de Camila e você não pode achá-las, pois ele é enorme", brinca o ator texano, que deixou os herdeiros do casal, Levi (2) e Vida (1 ano e 2 meses), em casa. Prestes a estrear longa Lincoln Lawyer, Matthew festeja a volta ao trabalho após dois anos sabáticos para curtir a família. "Seria ótimo se eu recebesse ótimos roteiros toda semana. Muitas coisas boas chegam ao meu escritório, mas é claro que não tenho como fazer tudo o que me oferecem. Analiso todo o material e levo até três meses para avaliar se é viável ou não", explica ele. Para arrasar, Camila ainda vestiu outro look, de renda preta sobre fundo - de novo 'a' cor, nude - para o after-party.
Este site utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando, você aceita as condições de nossa Política de Privacidade