Trocar cosméticos cremosos por outros com texturas matte ou mousse, por exemplo, evitam que o make derreta ou deixe a pele oleosa no verão. Veja outras dicas de maquiadores
O calor do verão pode derreter a maquiagem, o que deixa a pele oleosa e pode até provocar espinhas. Mas é possível driblar a oleosidade substituindo a textura dos cosméticos, por exemplo. A seguir, confira as dicas de experts:
1. Base e corretivo
No calor, a maquiagem derrete e, se os produtos usados forem cremosos, a pele pode ficar oleosa. “O melhor é usar bases leves ou compactas. Base e corretivo líquidos, principalmente para quem tem pelo oleosa, evidenciam rugas e linhas de expressão”, diz Bruno Valentim, maquiador da Ophicina do Cabelo.
2. Batom
Batom também derrete com o calor. “Por esse motivo, borra mais facilmente. Em dias quentes, é melhor optar por batom ou gloss de longa duração”, recomenda Marcio Mello, maquiador do Éclat. Uma maneira de evitar borrões provocados pelo derretimento do batom é usar lápis de boca. “Contornar a boca com lápis aumenta a durabilidade do batom”, completa ele.
3. Cosméticos cremosos
Como a base e o batom, blush, sombra e os demais cosméticos que compõem o make não podem ser cremosos. “Substitua pelos cosméticos com textura mousse, por exemplo - conselho que vale principalmente para quem tem pele oleosa”, afirma Marcio. Para não potencializar a oleosidade da pele, a dica é não passar a mão na pele o tempo todo.
4. Máscara de cílios e lápis de olhos à prova d’água
Produtos à prova d’água para a região dos olhos garantem a durabilidade do make durante o verão. “Vale a pena ter em mãos lenços para remover a oleosidade, mas não retire a maquiagem. O make só precisa ser removido antes de dormir”, sugere Ítalo Leite, maquiador do Werner Coiffeur Maison.