Após Félix, personagem de 'Sangue Bom' assume ser homossexual e reacende debate sobre sexualidade

Assim como Mateus Solano na pele de Félix, o personagem do ator Josafá Filho em 'Sangue Bom' acaba revelando para a família que é homossexual e causa mais uma discussão acerca do tema

CARAS Online Publicado em 29/08/2013, às 08h35 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

Após Félix, personagem de 'Sangue Bom' assume ser homossexual - Divulgação/TV Globo

Após Edith (Bárbara Paz) revelar que Félix (Mateus Solano) era gay, e que tinha um relacionamento com Anjinho (Lucas Malvacini) na novela Amor à Vida, causando um grande escândalo no clã da família Khoury, chegou a vez da discussão ganhar mais fôlego em outra novela da Globo.

Em Sangue Bom, Filipinho (Josafá Filho) revela para a mãe Rosemere (Malu Mader) que é homossexual e promove uma grande discussão sobre a aceitação de sua sexualidade.

+ Lucas Malvacini torce para Félix ficar com Anjinho: 'Ele está precisando ser feliz'

No folhetim, depois de desabafar com Peixinho (Julio Almeida), Filipinho decide encarar a mãe, Rosemere. O famosinho passou a noite com Peixinho e quando chega em casa a encontra desesperada.

Rosemere: Como é que você some desse jeito, filho? Passa a noite fora, não liga, não leva o celular!”.

Filipinho encara a mãe e diz que passou a noite com Peixinho. Ela não quer aceitar a realidade e pede para ele não fazer mais isso. Filipinho insiste com a mãe.

Filipinho: Você ouviu o que eu disse?”.

‘Tripliquei de amigos no Facebook’, afirma Josafá Filho, o Filipinho de ‘Sangue Bom’

Rosemere tenta fugir mais uma vez.

Rosemere:Eu vou ligar pra Odila (Cris Nicolotti) pra dizer que 'cê' chegou...”.

Mas o filho não deixa a mãe completar a frase.

Filipinho:Mãe, eu tenho uma coisa pra te dizer”.

+ Em 'Amor à Vida', todo mundo parece ter um lado vilão; entenda!

Já sabendo que vai ouvir a confissão do filho, ela pede desesperadamente para que ele não fale.

Rosemere: Eu não quero ouvir! Eu não vou ouvir! Você não é! Você não é isso que tá pensando! Isso é uma fase, filho! É normal, muita gente passa por isso”.

Filipinho interrompe a mãe e firme, se assume.

Filipinho: Isso não é uma fase. Eu sou gay, mãe!”.

+ Amor à Vida: Aline fotografa Félix e Anjinho juntos no quarto

Rosemere começa a chorar copiosamente quando Perácio (Felipe Camargo) entra e percebe o que está acontecendo. Ele diz que para ele e sua avó não faz a menor diferença.

Nesse momento, Rosemere explode.

Rosemere: Não faz diferença porque não foram vocês que criaram! Não era você que tinha que ir no colégio semana sim, semana não, conversar com a diretora porque o teu filho apanhava dos colegas e sofria todo o tipo de humilhação!”.

+ Amor à Vida: César se descontrola e culpa Pilar por Félix ser gay

Perácio diz que isso é mais um motivo para ela aceitar e compreender. A mãe explica, então, que não é preconceito. Ela conta que tem medo de que o filho sofra ainda mais.

Rosemere: Só de imaginar o que você vai sofrer, que você vai ser discriminado. Tanta gente ruim e ignorante que tem nesse mundo! Eu não quero que você sofra, você me entende?”.

Filipinho se desculpa, diz que não escolheu ser gay e que tinha medo de fazer a mãe sofrer.

Rosemere: Não tem nada que pedir desculpa. Você é o melhor filho que uma mãe podia ter. Eu te amo muito e, agora, ainda mais! Te amo, muito, muito!”.

A cena vai ao ar nesta sexta-feira, 30, em Sangue Bom, na Globo.

"O PRECONCEITO AINDA REINA", DIZ JOSAFÁ

Os atores Josafá Filho e Julio Oliveira, que dão vida a Filipinho e Peixinho em Sangue Bom, contaram sobre a revelação na novela de que são gays e os rumos da trama na TV.

O Peixinho é gay, é bem resolvido com sua sexualidade, mas o Filipinho, não. Esse encontro com Peixinho vai fazer com que ele tenha tranquilidade para assumir para ele mesmo quem ele é, para mãe e, posteriormente, para a imprensa. Ele é uma figura importante para a virada do Filipinho”, contou Josafá para o site da novela.

O intérprete do "famosinho" acredita que o preconceito ainda existe, mas diz que a novela aborda o tema de uma forma bem amena. “Ele é um garoto sensível e simples. Às vezes, a gente coloca a questão da homossexualidade como algo distante de nós”.

E Josafá também não teme levantar polêmica sobre o assunto. “Todo mundo gosta do Filipinho. E quando você descobre que uma pessoa próxima a você, amiga, parceira, é gay, você vai gostar menos dela? A novela traz isso. Ela aproximou um garoto simples, de bairro, que a gente se compadece do sofrimento dele, do sonho que ele tem, e logo depois vem o fato de que ele é gay! E isso pode ser encarado de uma forma simples. O preconceito ainda reina, mas é muito bacana essa simplicidade”.

Mas Peixinho vai ser mais do que um amigo para Filipinho nessa hora de revelação. Feliz com a guinada dos personagens, Julio Oliveira adianta que a amizade entre os dois vai dar lugar ao romance. “Vai acontecer. Eles vão chegar a passar a noite juntos. Isso vai mudar muito a cabeça do Filipinho. No dia seguinte, ele vai chegar em casa e se assumir para a família. E o Peixinho vai dar todo o apoio”, conta o ator, que elogia sua parceria com Josafá Filho. “Está sendo muito bacana contracenar com o Josafá. É a segunda novela que fazemos juntos, a primeira foi Ti Ti Ti. Ele é super empenhado, e tem rendido cenas muito legais”.

Depois de se descobrir, Filipinho vai ganhar forças para lutar por seus sonhos. Tanto é que ele abandona tudo para estudar música em Nova York. Mas como nunca se sabe o que os autores reservam para seus personagens, Josafá faz suas apostas. “Pode ser que o Peixinho vá para Nova York ou que o Filipinho volte logo para o Brasil”.

Julio ainda se anima com o desafio. “O papel do ator vai muito além do entretenimento, temos uma função social. Acho que falar sobre homossexualidade numa novela das sete e ter a oportunidade defender esses personagens é um modo de contribuir com toda essa modificação que está acontecendo no nosso país”.

Julio  conta que vem se surpreendendo com a reação do público nas ruas. “As pessoas me abordam torcendo para eles ficarem juntos! Recebi uma mensagem de uma mãe dizendo que vive a mesma história da Rosemere (Malu Mader) com o Filipinho. Ela contou que desconfia da orientação do filho, mas prefere conviver com a dúvida do que saber a verdade. Respondi dizendo para ela acompanhar a novela, porque a melhor resposta nesse caso é descobrir como a história de Rosemere e Filipinho vai se desenrolar”.

TV Mateus Solano Mateus Solano [14950] Sangue Bom Sangue Bom [64677] Josafá Filho [72320] Josafá Filho

Leia também

Você sabia? Adriane Galisteu iniciou nas telinhas em clipe de grupo argentino

Humorista Paulo Vieira ganhará programa de auditório na Globo

Katy Perry tem reação sincerona ao provar receita de Ana Maria Braga

Patricia Abravanel se emociona ao usar item com voz de Silvio Santos; veja

Globo quer usar o BBB 25 como estratégia para alavancar remake de Vale Tudo

Beatriz Reis vibra com estreia na TV ao lado de Patrícia Poeta: "Uma honra"