Relembre os melhores momentos do programa infantil que fez sucesso com as crianças na década de 90 e marcou a carreira da apresentadora Xuxa Meneghel
“Já inventaram vários remédios para diminuir a dor, mas ainda não inventaram um remédio para a dor da saudade que aperta o coração da gente” , disse Xuxa Meneghel, a eterna Rainha dos Baixinhos, na abertura do primeiro Xuxa Park, em 1994. A atração marcava o retorno da apresentadora brasileira, que tinha passado os dois anos antecessores comandando o El Show de Xuxa, pela argentina Telefe, que transmitia o programa para mais 17 países.
Com direção geral de Marlene Mattos, o Xuxa Park marcou as manhãs de sábado das crianças na década de 90 e ficou por sete anos no ar – com algumas alterações de cenário e quadros entre as temporadas.
O programa inicialmente tinha quatro horas de duração. Além das brincadeiras no palco do Teatro Fênix, no bairro do Jardim Botânico, no Rio de Janeiro – onde a atração foi gravada até 1999, depois mudou para o Projac – Xuxa também exibia desenhos e criou o quadro Xuxa Park Hits, que fez tanto sucesso que passou a ser exibido aos domingos e depois deu origem ao Planeta Xuxa, em 1997.
Outro quadro que divertia as crianças era o Gracinha Curiosa, onde Xuxa fingia ser uma menina muito curiosa e respondia as perguntas enviadas pelas crianças.
O cenário era um parque de diversões. Xuxa sempre chegava de um jeito diferente no programa – em 1994, ela aparecia de dentro de uma bola de cristal, no ano seguinte ela surgia de uma pirâmide e, em 1997, voltou a usar sua famosa nave, que já era conhecida dos telespectadores do Xou da Xuxa (seu primeiro programa na Globo, exibido entre 1986 e 1992).
O Xuxa Park também foi responsável por lançar alguns hits na carreira musical da apresentadora, que já foi considerada a campeã latino-americana de vendas. O programa usou canções como É de Chocolate, É Hora de Brincar, Rir é o Melhor Remédio, Boas Notícias e outras em sua trilha sonora.
Em junho de 1996, Xuxa completou 10 anos de Rede Globo e ganhou um especial. Um dos momentos mais marcantes foi a homenagem de Aline Barros, Andréa Veiga e Angel Mattos cantando a música Minha Rainha.
Antes de encerrar cada programa, Xuxa começou a ler cartas de fãs que pediam conselhos ou apenas escreviam para declarar seu amor por ela.
Em julho de 1998, Xuxa entrou em licença-maternidade para cuidar de Sasha, sua filha com o ator Luciano Szafir.
Inicialmente, a paquita Andréia Sorvetão assumiu o comando do Xuxa Park, mas depois a Globo começou a exibir um especial chamado Xuxa 12 Anos Com Você. A apresentadora gravava chamadas para o programa de casa, mostrando os melhores momentos dela na emissora.
Em 1999, Xuxa se despede das Paquitas New Generation, que abrem espaço para as Paquitas 2000 entrarem no programa. A apresentadora fez um especial para se despedir de cada uma delas.
As Paquitas 2000 formaram o último grupo de paquitas da apresentadora. Além delas, o Xuxa Park também contava com a ajuda das Soldadinhas da Xuxa, que também dançavam, mas tinham um contato mais direto com as crianças.
Em 2000, Xuxa começa uma nova fase na sua carreira. Ela lança o primeiro Xuxa Só Para Baixinhos e se despede das Paquitas 2000.
O último Xuxa Park foi ao ar no dia 6 de janeiro de 2001. O final da atração foi marcado por um incêndio, considerado até hoje a maior tragédia da televisão brasileira. O incidente deixou 14 pessoas internadas e o programa foi substituído pelo Festival de Desenhos.
Relembre a abertura do primeiro Xuxa Park, com Sandy & Junior cantando o X da Questão:
Silvia Abravanel brilha com vestido elegante em segundo dia de Teleton
Adriane Galisteu esbanja beleza com vestido preto no palco do Teleton
Catia Fonseca avalia conquistas e confessa sobre amadurecimento: 'Marcas do tempo'
Fátima Bernardes brilha no Teleton após imprevisto em 2023
Eliana volta ao SBT e esbanja elegância com vestido branco
Cariúcha esclarece motivo para afastamento do Fofocalizando e revela data de retorno