Maria Luísa Mendonça estrela clássico do dramaturgo Nelson Rodrigues no teatro

No ano em que Nelson Rodrigues completaria 100 anos, Maria Luísa Mendonça e grande elenco apresentam ao público a peça 'A Falecida' em teatro de São Paulo e recebem os aplausos de Malu Mader, Maria Flor e outros fãs do dramaturgo

Redação Publicado em 06/07/2012, às 01h16 - Atualizado em 24/03/2020, às 15h27

Maria Luísa Mendonça - Manuela Scarpa / Foto Rio News

Em homenagem ao centenário de Nelson Rodrigues (1912-1980), estreou na noite desta quinta-feira, 5, no Teatro SESI, em São Paulo, a peça A Falecida, considerada a obra-prima do renomado dramaturgo brasileiro. Como protagonista está Maria Luísa Mendonça (42), fã declarada do escritor, na pele de Zulmira, uma dona de casa suburbana do Rio de Janeiro. Ao lado dela está Rodrigo Fregnan (36), que interpreta Tuninho, o típico carioca apaixonado por futebol, mas que está desempregado.

A peça, que faz parte do projeto Nelson Rodrigues 100 anos, é dividida em três atos e mostra a realidade controlada pelo jogo do bicho, o carnaval e o futebol, traduzindo com fidelidade o conceito de Tragédia Carioca.

“É uma grande honra estrelar um peça de Nelson Rodrigues, principalmente neste ano comemorativo. Esse é um projeto grande, que tem ‘A Falecida’ e ‘Boca de Ouro’ ao mesmo tempo, e que teve pouco tempo para ficar pronto. Já fiz diversas peças dele. Sou uma apaixonada, simplesmente amo o trabalho do Nelson”, contou Maria Luísa. “A estreia foi firme, chegamos com tudo”.

Malu Mader (45), que estava em São Paulo para participar da gravação do programa Altas Horas, é fã do dramaturgo e amiga de Maria Luísa, e por isso fez questão de ir à pré-estreia. “Sou suspeita para falar, pois sou apaixonada por Nelson Rodrigues, ele é o meu favorito. Amei a montagem, principalmente porque fizeram com muito humor, apesar de ser uma tragédia”, declarou a atriz, que faz planos para voltar ao teatro. “Eu faço pouquíssima coisa no teatro e Nelson foi um dos que me levou aos palcos. Estava falando de voltar ao teatro e confesso que queria fazer ‘A Falecida’, até contei isso para a Maria Luísa. Estou louca para fazer uma peça, até gostaria de fazer algo do Nelson ainda este ano”.

Emocionado, Nelson Rodrigues Filho (67), acompanhado da herdeira, Cristiane, também comentou a peça. “Atualmente, há 100 peças de Nelson Rodrigues rodando ao mesmo tempo pelo Brasil. Esta montagem ficou brilhante, tanto que eu me emocionei. Eu já devia estar acostumado, mas tem horas que não dá para segurar. Eu lembro dele toda hora: na imprensa, no teatro, no futebol... É o velho o tempo inteiro! [risos]. Normalmente já não dá para não pensar nele, no ano do centenário então, impossível”.

Além de Malu Mader, Maria Flor (28), Karin Rodrigues (76), Gabriela Alves (40) e outros artistas também prestigiaram a pré-estreia de A Falecida.

Teatro nelson rodrigues maria luisa mendonça Nelson Rodrigues [33760] Maria Luisa Mendonça [14968]

Leia também

Carol Costa consolida carreira nos palcos com mulheres fortes: 'Apontaram o caminho'

Beto Sargentelli vive rotina de maratona em musical sobre Rock In Rio: 'Realização'

Gabriella Di Grecco celebra personagens em ‘Elvis: A Musical Revolution’

Bianca Rinaldi encara maturidade nos palcos: 'Não acho fácil envelhecer'

Hugo Bonemer marca presença nos palcos e no audiovisual: 'O que eu procuro'

Globo leva o Nordeste aos estúdios em festival que explora novos talentos: 'Quebrar estereótipo'