Living Design by Monica Barbosa

Living Design: Novidades da Bienal Brasileira de Design

Saiba detalhes do tema da Bienal Brasileira de Design, que acontecerá até 31 de outubro em Belo Horizonte

Redação Publicado em 20/09/2012, às 22h31 - Atualizado em 21/09/2012, às 16h22

Bienal Brasileira de Design - Divulgação

A Bienal Brasileira de Design é o evento mais importante da área no Brasil, e para trazer todas as novidades desse ano, fui à Belo Horizonte acompanhar a coletiva de imprensa que aconteceu nessa semana.

O evento chega à sua 4ª edição sob um tema bem abrangente: Diversidade Brasileira. E para dar um panorama do que vem sendo feito por aqui, a mostra principal, “Da Mão à Máquina”, aborda desde o trabalho artesanal característico do nosso País ao trabalho assinado, passando por tecnologias de ponta.

Durante minha visita guiada pelo evento, conversei com a curadora geral, a jornalista Maria Helena Estrada, que me explicou que essa mostra tem o objetivo de apresentar o design como uma ferramenta estratégica que agrega valor ao produto nacional e assimila os valores da cultura local. Segundo ela, é impossível ser global sem antes passar pelo local, e para que o design brasileiro seja forte, ele precisa resgatar sua origem no trabalho artesanal.

Essa é uma oportunidade imperdível para conhecer a capital mineira, que além de muito bonita é rica em opções culturais. E o mais legal é que até o fim da Bienal, que vai até o dia 31 de outubro, as escolas de design da cidade estarão com portas abertas, recebendo o público com workshops e oficinas.

Para quem já trabalha na área, outro destaque é o Programa Educativo, que conta com o 4º Fórum Internacional do Design e com o Seminário Internacional Design & Emoção, aproximando o público de profissionais renomados do Brasil e do exterior.

Na galeria de fotos acima, você confere o que cliquei de mais legal pela Bienal Brasileira de Design.

Estou sempre por dentro dos principais eventos ligados ao design. Para acompanhar as novidades, acesse meu portal, www.livingdesign.net.br.

Revista

Leia também

Beatriz Souza revela como conheceu o judô e fala sobre carreira alternativa: 'Tiro no escuro'

Fernanda Torres exalta sua personagem em Ainda Estou Aqui: 'Era uma heroína'

Beatriz Souza relembra situação difícil na adolescência: ‘Um pesadelo’

Larissa Nunes imprime sua marca no streaming: 'Movida a desafios'

Viih Tube e Eliezer ignoram críticas: 'Se ela ouvisse, a gente não estaria junto'

Bento Veiga dá exemplos de força e superação: 'Nada pode ser limitador'