Living Design by Monica Barbosa

Living Design: como escolher cortinas para a sala

Criar efeitos de iluminação com os tecidos pode ser mais interessante que combinar a cortina com os móveis da sala

Redação Publicado em 12/07/2012, às 08h45

Sugestões sobre como usar as cortinas - Divulgação

Por causa do meu programa de rádio, sempre recebo muitos e-mails com dúvidas sobre decoração. Nessa semana, uma ouvinte me mandou uma pergunta bem interessante, que pode ajudar muita gente.

Ela está decorando a sala e gostaria de saber se as cortinas devem ser usadas como tom sobre tom com o estofado ou fazendo contraste com ele. Para ajudá-la, consultei a designer de interiores Jandyra Zanella, que foi além da dúvida e explicou que o legal é brincar com os efeitos de iluminação que as cortinas proporcionam.

O tom sobre tom nem sempre cria a melhor decoração para os ambientes, e o contraste pode ser bem-vindo. Em janelas grandes e iluminadas, por exemplo, cortinas escuras valorizam a iluminação natural vinda delas ao mesmo tempo em que destacam a parede.

Outra dica é escolher tecidos leves, que dão um ar delicado e alegre à sala, permitindo que a luz do sol passe de uma forma agradável. Para conseguir esse efeito, os tecidos indicados são o shantung e o voil, que são transparentes e devem ser complementados com um forro. O linho, encorpado e nobre, também é uma ótima opção e confere elegância ao ambiente. Já a seda cria uma atmosfera chique, e pode ser usada duplada.

E você, tem alguma dúvida? Pode mandar para mim no email caras@livingdesign.net.br.

Na galeria de fotos acima, postei algumas sugestões sobre como usar as cortinas. No meu portal, www.livingdesign.net.br, você pode conferir outras dicas imperdíveis para deixar sua casa mais aconchegante.

Revista Decoração decoração [18997]

Leia também

Beatriz Souza revela como conheceu o judô e fala sobre carreira alternativa: 'Tiro no escuro'

Fernanda Torres exalta sua personagem em Ainda Estou Aqui: 'Era uma heroína'

Beatriz Souza relembra situação difícil na adolescência: ‘Um pesadelo’

Larissa Nunes imprime sua marca no streaming: 'Movida a desafios'

Viih Tube e Eliezer ignoram críticas: 'Se ela ouvisse, a gente não estaria junto'

Bento Veiga dá exemplos de força e superação: 'Nada pode ser limitador'