Citações

Redação Publicado em 12/06/2013, às 11h14 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

Citação - Shutterstock

“Um homem de moral não fica no chão/ Nem quer que mulher/ Lhe venha dar a mão/ Reconhece a queda e não desanima/ Levanta, sacode a poeira/ E dá a volta por cima.” Paulo Vanzolini (1924-2013), zoólogo e compositor paulistano.

“O que torna uma narrativa boa não é a história em si, mas o que se segue a quê.” Joseph Brodsky (1940-96), escritor russo naturalizado norte-americano.

“Minha vida não é essa hora abrupta/ Em que me vês precipitado.” Rainer Maria Rilke (1875-1926), poeta e escritor checo-austríaco.

“Colhe/ todo o oiro do dia/ na haste mais alta/ da melancolia.” Eugénio de Andrade (1923- 2005), poeta português.

“Que farias de tua desesperança se nunca te ocorressem coisas horríveis?” Silvina Ocampo (1903-1993), escritora argentina.

“A depressão aumentou no momento em que criaram a Psicanálise.” Millôr Fernandes (1923-2012), humorista carioca.

“Se os psicanalistas não tomarem conta dos problemas contemporâneos, correm o risco de virem a ser os únicos clientes dos psicanalistas.” Jean-Bertrand Pontalis (1924-2013), psicanalista, filósofo e escritor francês, autor de O Tempo que não Passa, entre outras obras.

“Este mundo adquiriu tal crosta de vulgaridade que o desprezo que ele suscita no homem de espírito adquire a violência de uma paixão.” Charles Baudelaire (1821-1867), poeta e crítico de arte francês, autor de As Flores do Mal, que teve seis de seus 100 poemas censurados.

“Um palco, a vida, e uma comédia; ou aprendes a dançar,/ deixando a sisudez de lado, ou lhe aguentarás as dores.” Paladas de Alexandria (século IV), poeta grego.

“Eu sou pela liberdade. Como eu já disse, acho a liberdade mais importante que o pão.” Nelson Rodrigues (1912-1980), escritor, dramaturgo e jornalista pernambucano.

“Acima das igrejas, dos partidos, das fronteiras, todos os homens conscientes, em particular os escritores, devem unir-se contra a guerra, a massificação e a bomba atômica.” Murilo Mendes (1901-1975), poeta e escritor mineiro, citado no livro Murilo Mendes, Poeta e Prosador, de Fábio Lucas.

“O que importa é preservar intacta a nossa escolha, graça muito maior dada aos homens do que a flatulenta abstração de liberdade.” Mário de Andrade (1893-1945), poeta paulista.

“A tentativa de outros lhe imprimirem um pensar e um agir crivava-lhe o rosto de pequenas rugas confusas.” Caio Fernando Abreu (1948-1996), escritor gaúcho.

“Cavando muito na natureza para descobrir verdades recônditas e profundas, fabricamos abismos em que inteiramente nos perdemos.” Marquês de Maricá (1773-1848), político carioca.

“Só há duas coisas realmente importantes neste mundo: o amor e a arte.” Oscar Wilde (1854-1900), escritor, poeta e dramaturgo irlandês.

“Amas o vestido?/ És falso amador./ Tu não vês que Amor/ se pinta despido?” Luís de Camões (1524-1580), poeta português.

“Bebe e ama agora, Damocrates, pois não para sempre/ Beberemos, e nem sempre estaremos junto aos jovens./ Que cubramos as cabeças com guirlandas de flores e que nos perfumemos/ Antes que outros levem tais coisas aos nossos túmulos.” Strato (séculos I e II), poeta grego que viveu sob o imperador Adriano (76-132), citado na Antologia Palatina.

Revista

Leia também

Beatriz Souza relembra situação difícil na adolescência: ‘Um pesadelo’

Larissa Nunes imprime sua marca no streaming: 'Movida a desafios'

Viih Tube e Eliezer ignoram críticas: 'Se ela ouvisse, a gente não estaria junto'

Bento Veiga dá exemplos de força e superação: 'Nada pode ser limitador'

Viih Tube e Eliezer confessam amadurecimento em família: 'Casa tem que ser feita com amor'

Elaine Mickely rasga elogios à educação do filho Luigi Cesar: 'Valores que a gente tem'