Bastidores

Rei Charles III vai usar roupas históricas no dia da coroação

Com foco na sustentabilidade, Rei Charles III decide reaproveitar roupas que já foram usadas em outras cerimônias de coroação

por Priscilla Comoti

pcomoti_colab@caras.com.br

Publicado em 02/05/2023, às 14h33

Rei Charles III - Foto: Getty Images

O Rei Charles III é um defensor da sustentabilidade e cuidados com o meio ambiente. Tanto que ele decidiu que vai reaproveitar roupas históricas no dia de sua coroação ao invés de mandar confeccionar novas peças. Assim, a família real britânica contou que ele vai usar as vestes que sua mãe, a rainha Elizabeth II, usou em sua coroação no ano de 1953 e também peças que foram usadas em outras coroações desde o ano de 1821.

A realeza contou que a decisão de Charles foi mais baseada na questão de reutilizar uma peça ao invés de fazer outra do que na questão de manter a tradição. “Embora seja costume que a supertúnica e o Manto Imperial sejam reutilizados, Sua Majestade também reutilizará o Colobium Sindonis [uma túnica branca], o Cinto da Espada da Coroação e a Luva da Coroação usados por seu avô, o rei George VI, no interesse da sustentabilidade e eficiência”, informaram, e completaram: “Sua Majestade vai reutilizar vestimentas que apareceram nos serviços de coroação do Rei George IV em 1821, Rei George V em 1911, Rei George VI em 1937 e Rainha Elizabeth II em 1953”.

A roupa do Rei Charles III será vestida nesta ordem: a Colobium Sindonis, que é a túnica branca usada na unção; a Supertúnica bordada a ouro; o Manto Imperial, que foi feito com fios de ouro, bordados de folhagens, coroas, flor de lis e águias, inclusive, o fecho é em formato de águiia; e, a Estola Real, que é uma faixa de seda dourada, que foi confeccionada para a coroação da rainha Elizabeth II e traz os emblemas nacionais, da Commonwealth e da religião.

Em sua entrada e na saída da Abadia de Westminster, o Rei Charles III usará o Robe de Estado, que é feito em veludo e foi usado pelo Rei George VI em 1937.

As cadeiras da coroação do Rei Charles III

A Família Rela informou que o Rei Charles III e a rainha consorte Camilla vão usar a Cadeira de St. Edward, a Cadeira do Trono e também a Cadeira de Estado no dia da coroação em 6 de maio na Abadia de Westminster, Londres. A Cadeira de St. Edward foi criada há mais de 700 anos em carvalho báltico e foi usada pela primeira vez na coroação do Rei Edward II.

Outro detalhe é que o Rei Charles III e a rainha consorte Camilla decidiram reutilizar cadeiras antigas ao invés de fabricarem novas peças. Assim, a Cadeira de Estado e as Cadeiras do Trono foram usadas anteriormente na coroação da Rainha Elizabeth II em 1953 e também na coroação do Rei George VI e da rainha Elizabeth em 1937. Os itens fazem parte da coleção real e foram repaginadas para a nova celebração.

Além disso, o público verá 100 Cadeiras de Congregação, que foram forradas com veludo azul e com a cifra de Sua Majestade. As peças foram criadas em carvalho britânico sustentável.

Priscilla Comoti é editora de conteúdo do site CARAS. Ela é formada em jornalismo e em audiovisual, já passou pelos sites Contigo!, Minha Novela, TiTiTi, Mais Novela e Portal Márcia Piovesan. Escreve sobre celebridades, notícias sobre a família real britânica, TV, reality show e novelas.

Rei Charles III coroação Rei Charles III

Leia também

Príncipe William revela memória especial com a princesa Diana que moldou sua vida

Harry organiza videochamada de Natal para ação beneficente sem Meghan Markle

Meghan Markle pediu uma fortuna para se separar de Harry, diz jornalista

Descubra hobby de Kate Middleton que príncipe William não consegue entender

Propriedade da realeza pode se tornar local para casamentos

Por que a família real usa flores vermelhas nas roupas em novembro?