Luto

Luto na realeza: Rainha Elizabeth II morre aos 96 anos

Morte da Rainha Elizabeth II foi anunciada pelo palácio real britânico nesta quinta-feira, 8

CARAS Digital Publicado em 08/09/2022, às 14h34

Rainha Elizabeth II em uma de suas últimas fotos divulgadas. Aqui, ela estava aguardando a primeira-ministra Liz Truss no Castelo de Balmoral para um encontro oficial no dia 6 de setembro de 2022 - Foto: Getty Images

A Rainha Elizabeth II faleceu nesta quinta-feira, 8, aos 96 anos, o Castelo de Balmoral, na Escócia. A morte dela foi anunciada pelo palácio real britânico em um comunicado oficial para os súditos e os admiradores da realeza.

Nos últimos dias, a saúde da rainha gerou preocupação na família real. Na quinta-feira, 8, os representantes da realeza emitiram um comunicado informando a preocupação dos médicos com a monarca. O comunicado informou que os médicos decidiram colocá-la sob supervisão médica e que a rainha estava confortável.

Logo após o comunicado, os integrantes da realeza mais próximos da rainha começaram a se deslocar para a Escócia, que é onde a rainha estava descansando. Os filhos dela – príncipe Charles, princesa Anne, príncipe Andrew e príncipe Edward – e também os príncipes William e Harry foram às pressas para o castelo encontrar a rainha.

Rainha Elizabeth II teve o segundo reinado mais longo da história

A Rainha Elizabeth II ficou mais de 70 anos no trono do Reino Unido – ela ficou atrás apenas do rei Luís XIV, da França, que reinou por 72 anos e 110 dias. Ela assumiu o trono britânico aos 25 anos de idade, em 1952, após a morte do seu pai, o Rei George VI – que faleceu de câncer no pulmão aos 56 anos.
A coroação aconteceu um ano após a morte do pai dela, em respeito ao luto pelo monarca, em 2 de junho de 1953, na Abadia de Westminster, em Londres. A cerimônia contou com a presença de mais de 8 mil convidados, de 129 países. Além disso, a transmissão da coroação foi feita pela televisão para os milhões de súditos.

A trajetória da Rainha Elizabeth II

Elizabeth Alexandra Mary nasceu em 21 de abril de 1926 em Londres, na Inglaterra. Ela é filha do Rei George VI e da rainha-mãe Elizabeth, e teve uma infância tranquila. Quando era criança, ela ganhou o apelido de 'Lilibet' de sua família. À princípio, Elizabeth não era herdeira direta do trono britânico quando nasceu. Isso porque o trono deveria ter sido assumido por seu tio, Edward VII, que abdicou do trono e entregou o reinado para seu irmão, George, que se tornou o rei e, consequentemente, deu a sucessão para a sua filha mais velha. Na época, ela tinha apenas 10 anos de idade quando recebeu a notícia de que era a primeira na linha de sucessão.

Elizabeth se casou com o príncipe Philip, o duque de Edimburgo, em 20 de novembro de 1947. Juntos, eles tiveram quatro filhos: príncipe Charles, princesa Anne, príncipe Andrew e príncipe Edward. Os netos da rainha são: príncipe William, príncipe Harry, Peter Phillips, Zara Phillips, princesa Beatrice, princesa Eugenie, Louise Windsor e James Windsor. Ela também teve bisnetos, sendo eles: Mia Grace, Lena Elizabeth, Lucas Philip, George Alexander Louis, Charlotte Elizabeth Diana, Louis Arthur Charles, Savannah, Isla, Archie, Lilibet, August Philip e Sienna Elizabeth.

Elizabeth e Philip ficaram casados por 73 anos, até a morte dele em abril de 2021.

A rainha foi a sexta mulher a assumir o trono britânico e foi a mulher que ficou mais tempo no reinado. Ela recebeu a notícia de que se tornaria a rainha do Reino Unido quando estava em uma viagem ao Quênia com o marido e voltou às pressas para Londres, para assumir o trono e se despedir do pai.

Ao longo de sua vida, a rainha Elizabeth II fez parte de momentos históricos da realeza. Ela fez uma visita histórica à Alemanhã Ocidental em 1965, após os países serem rivais na Primeira Guerra Mundial. Ela também foi a primeira monarca britânica a visitar a China continental em 1986. Ela ainda foi a responsável por instituir a caminhada entre a população para os monarcas, antes disso, os monarcas apenas desfilavam em carros ou longe da população. 

A Rainha Elizabeth II também enfrentou momentos polêmicos na família, como as separações dos seus filhos: Charles se separou de Diana em 1981 após relações extraconjugais e polêmicas; a princesa Anne também se separou pouco tempos; e, o príncipe Andrew também encerrou um casamento. Além disso, a riqueza da realeza foi exposta em um incêndio no Palácio de Buckingham, quando os itens valiosos precisaram ser retirados às pressas do local e foram vistos pelo mundo.

Uma pesquisa recente informou que a Rainha Elizabeth II teve 84% de aprovação da população sobre o seu reinado. A pesquisa também revelou que 8 entre 10 pessoas afirmaram que têm uma visão positiva da rainha e que ela fez um bom trabalho em seu reinado.

Rainha Elizabeth II rainha Elizabeth II

Leia também

Príncipe William revela que filha chorou ao ver seu novo visual pela primeira vez

Morre Dom Antonio Orleans e Bragança, Príncipe Imperial do Brasil, aos 74 anos

Príncipe William diz que este foi o ano mais difícil de sua vida: 'Terrível'

Qual é o prato favorito do príncipe George? Ele tem um gosto inusitado

Príncipe Harry e Meghan Markle avaliam se mudar dos Estados Unidos

Príncipe William atualiza quadro de saúde da esposa, Kate Middleton