RENOVAÇÃO

Primeiro desfile da Chanel após saída de estilista traz mudanças significativas

Em sua coluna da Revista CARAS, Paula Martins analisa as principais mudanças da Chanel desde a saída de importante estilista

Paula Martins

por Paula Martins

Publicado em 16/08/2024, às 17h00

Estilista Virginie Viard deixou grife recentemente - Foto: Getty Images

Esta foi a primeira apresentação da maison francesa desde o anúncio da saída repentina da estilista Virginie Viard (62) da direção criativa da marca. Segundo as notas do desfile, a coleção foi produzida pelo estúdio de criação de moda da Chanel. Apesar de a grife ainda não ter nomeado um sucessor de Viard, algumas mudanças já puderam ser notadas aqui.

A começar pelo local: em vez do Grand Palais, que abrigava os desfiles da Chanel desde a era de Karl Lagerfeld, a coleção foi apresentada no Ópera Garnier. O imponente teatro, considerado uma obraprima da arquitetura neobarroca, foi o cenário ideal para a coleção de alta-costura desta temporada, cuja inspiração principal foi justamente a ópera.

A relação da Chanel com o universo da ópera remonta desde os anos 1920, quando a icônica Gabrielle Chanel (1883-1971) passou a desenhar os figurinos de grandes produções; a marca também é patrona da Ópera de Paris desde o ano passado.

O drama inerente a esta manifestação artística pôde ser notado nesta coleção que trouxe uma volumosa capa de tafetá como o look de abertura do desfile. A coleção segue trazendo os símbolos da maison, em especial, os clássicos conjuntos de tweed arrematados por aplicações mais elaboradas de pedras e plumas.

As capas seguiram sendo mostradas nos desfiles em tons variados e a estética que remete aos figurinos teatrais foi sendo replicada por meio de babados, drapeados e sobreposições de tule em vestidos, saias, casacos e camisas. Laços e tons apastelados imprimiam um bem-vindo romantismo ao drama visual com toques nostálgicos explorado nesta coleção, que trouxe variações imponentes de propostas tanto para o dia quanto para a noite.

 

1º desfile da Chanel após saída da estilista Virginie Viard
1º desfile da Chanel após saída da estilista Virginie Viard
1º desfile da Chanel após saída da estilista Virginie Viard

 

Paula Martins

Jornalista, estilista e consultora de moda, Paula Martins traduz, em forma de conteúdo relevante, tudo o que acontece nas passarelas e nos mais influentes eventos de moda e lifestyle do mundo.

Leia também

Estilista provoca verdadeira experiência com alfaiataria contemporânea

Marca nórdica apresenta minimalismo com toque alternativo

Estilista Rafaella Caniello reinventa grife com dualidade: 'Vencemos desafios'

Bruna Marquezine vende mais de 200 peças em bazar beneficente; veja os preços

Com estética própria, estilista traz subversão e questionamentos em nova coleção

Quanto Blake Lively pagou para usar vestido icônico de Britney Spears? Veja