COLUNA

Estilista da Chanel une indústria e cultura em desfile no Reino Unido

Desfile da Chanel enaltece o trabalho de artesãos locais e promove eventos de imersão na cultura e no estilo de vida de Manchester

Paula Martins

por Paula Martins

Publicado em 26/01/2024, às 17h43

Marca aposta em acessórios para a próxima estação - FOTO: GETTY IMAGES

A tradicional apresentação Métiers d’art, da grife, que ocorre anualmente em diferentes cidades ao redor do mundo, desta vez foi levada até Manchester, no Reino Unido. A escolha parece pouco óbvia se pensarmos nos outros destinos que já receberam este desfile da Chanel, que enaltece todo o trabalho de artesãos locais e promove eventos de imersão na cultura e no estilo de vida da cidade-sede.

Manchester pode parecer menos glamourosa em comparação a Tóquio, Dakar, Nova York ou Roma — outras cidades que já sediaram esta apresentação da marca —, mas a verdade é que a história da cidade, sua ligação com as artes e com a própria trajetória da lendária estilista Coco Chanel (1883-1971) a tornaram uma escolha coerente não só com a estética que vem sendo praticada pela estilista francesa Virginie Viard (62) desde que ela assumiu o principal posto criativo da maison, mas com o atual momento de expansão da Chanel em território britânico.

A cidade é conhecida como um importante polo têxtil mundial e o berço do surgimento de algumas das mais conhecidas bandas ao longo das décadas. Essa união entre indústria e cultura se manifestou na coleção por meio dos clássicos conjuntos de tweed da maison, que tiveram sua origem quando Coco Chanel mantinha uma relação íntima com Hugh Grosvenor (1879-1953), segundo Duque de Westminster, e se inspirava em seus típicos trajes de caça.

A cena musical foi revivida por Viard por meio de tailleurs, de vestidos, de macacões, capas e de boinas que transitavam visualmente entre as décadas de 1960 e 1980. Uma coleção que enaltece não só a excelência da manufatura britânica, mas a cultura local de uma cidade que continua contribuindo com o progresso da indústria têxtil e com manifestações artísticas valiosas que expandem nossa ideia de luxo, de glamour e de fashionismo.

 

 
 
 
 

 

FOTOS: GETTY IMAGES

Paula Martins

Jornalista, estilista e consultora de moda, Paula Martins traduz, em forma de conteúdo relevante, tudo o que acontece nas passarelas e nos mais influentes eventos de moda e lifestyle do mundo.

desfile moda estilista chanel

Leia também

Isabeli Fontana fala sobre diversidade de corpos na Victoria's Secret após retornar ao Brasil

Silvia Pfeifer brilha em retorno às passarelas da SPFW e revela segredos: ‘Incrível’

Estilista Rafael Caetano revela pedido de Mauricio de Sousa para desfile no SPFW: 'Onde colocaremos?'

Drayson Menezzes revela apoio da família em estreia no SPFW: 'Seguimos em um ótimo momento'

Thais Fersoza conta história do vestido usado em sua renovação de votos

Estilista francês resgata arquivos da marca com diálogo futurista