Paraolimpíadas

Abertura das Paraolimpíadas vira queridinha na web; saiba o porquê

A cerimônia de abertura das Paraolimpíadas de Paris acontece hoje e internautas destacam melhorias ao comparar o evento com a versão das Olimpíadas

Bárbara Aguiar, sob a supervisão de Arthur Pazin
Desfile do Brasil nas Paraolimpíadas pela avenida Champs-Élysées - Reprodução/X

A cerimônia de abertura das Paraolimpíadas marca o início dos jogos em Paris e já é queridinha da web, que aponta várias melhorias entre o evento de hoje em comparação com a festa dos jogos olímpicos de julho. 

O desfile de entrada da delegação brasileira, ao longo da avenida Champs-Élysées, foi marcada por muitos aplausos e sorrisos dos 255 atletas brasileiros — o segundo maior número de atletas nos jogos paralímpicos, atrás apenas de Rio 2016 — que estarão nas Paraolimpíadas de 2024 em busca de medalhas para o Brasil.

Os porta-bandeiras da delegação foram Gabriel Araújo (22), nadador paralímpico e Beth Gomes (59), atual recordista mundial no lançamento de disco da classe F53 (atletas que competem sentados). A cerimônia foi ao ar livre, com uma caminhada pela avenida Champs-Élysées que juntou mais de 4 mil atletas desfilando por seus países.

Na web, as diferenças entre o evento de hoje e o dos Jogos Olímpicos foram tópicos de análise pelos internautas, que não fizeram cerimônia ao disparar que consideraram a abertura das Paraolimpíadas mais bonita.

A abertura das paralimpiadas está muito mais bonita do que a abertura das olimpiadas. pic.twitter.com/RRO7O45IME

— N.A (@nathiitah) August 28, 2024

Como pode as Paralímpiadas entregarem tudo? O uniforme é medalha é mais bonito, a abertura é mais animada com dança e acessibilidade, NÃO CHOVE e o céu tá claro e ensolarado, a gente tem uma pessoa andando encima de um piano vestindo terno vermelho, temos um carro de clitóris...

— 𝓓anie (sou surda) foi na lua 🌙 (@Caapitux) August 28, 2024

Outro ponto que chamou a atenção dos espectadores da competição foi a vestimenta dos atletas paralímpicos. Nas Olimpíadas, o look de abertura, desenvolvido pela Riachuelo, foi amplamente criticado nas redes sociais, mas o público gostou do das Paraolimpíadas.

o look dos atletas para a cerimônia de abertura das paralímpiadas simplesmente muito superior ao das olimpíadas pic.twitter.com/NPbWtXhV34

— aria (@sfvlley) August 28, 2024

UNIFORMES DOS PAÍSES PARA AS PARALIMPÍADAS DE PARIS

Brasil - Asics pic.twitter.com/Ya6Vx7jYJa

— Sisi • Esportes Olímpicos 🛹 (@sisiesportes) August 28, 2024

Historicamente, o Brasil é uma potência paralímpica e se destaca nos Jogos Paralímpicos. Nas últimas quatro edições, o país se manteve entre os dez primeiros colocados do quadro de medalhas e deve repetir o feito em Paris.

Bárbara Aguiar, sob a supervisão de Arthur Pazin

Bárbara Aguiar é jornalista em formação pela Escola de Comunicações e Artes da USP. Amante de atividades culturais e entretenimento, ela escreve para a Caras, Contigo! e atua como diretora de Comunicação Visual na Jornalismo Júnior da ECA/USP.

Esporte Jogos Olímpicos Paraolimpíadas

Leia também

Documentário sobre Simone Biles pode ajudar Jordan Chiles a recuperar medalha

Endrick e Gabriely Miranda revelam que estão casados: 'Ninguém separa'

Medalhista, Vinicius Rodrigues revela impacto do BBB nas Paralímpiadas

Medalhista olímpica fica com hematoma no rosto e diz: ‘Dor excruciante’

Seleção Brasileira considera retorno de Neymar somente em 2025

Rebeca Andrade assina contrato de 4 anos com patrocinador: ‘Muito feliz’