Alerta

Sobrinho de Ana Hickmann nasce com lábio leporino; pediatra explica

Profissional explica a malformação na boca de Francisco, filho de Isabel Hickmann

Bruna Nastas Publicado em 04/02/2019, às 13h47 - Atualizado às 18h29

Sobrinho de Ana Hickmann nasce com lábio leoporino; entenda - Reprodução/Instagram

Isabel Hickmann, irmã da apresentadora Ana Hickmann, usou recentemente as redes sociais para falar abertamente do filho, Francisco, de 2 meses, que nasceu com uma malformação na boca.

Em uma foto compartilhada em seu Instagram, ela posou com o herdeiro no colo e falou sobre o lábio leporino do pequeno. "Chico tem lábio leporino e fenda palatina, duas fissurinhas no lábio e céu da boca que deram mais charme a ele. Menino de ouro, guerreiro, de uma força que surpreende todos os dias. Francisco, Chico, Chichico, Kiko, Francisquinho. Meu filho", escreveu.

Segundo o pediatra e neurologista, dr. Clay Brites, o lábio leporino é "uma malformação que ocorre na linha média do lábio superior junto do palato superior levando a uma fenda que atrapalha a alimentação e o desenvolvimento da fala da criança, se não for tratado adequadamente. Não é normal ter e pode vir isolado ou associado a alguma outra condição médica, como síndromes genéticas".

Ainda segundo o profissional, é bastante comum o bebê nascer com duas fissuras no lábio e também no céu da boca. "No Brasil, nascem em torno de 150 mil crianças com esta condição por ano", afirmou ele.

Apesar das dúvidas, a criança pode comer normalmente, só precisa de cuidados específicos para não engasgar nem broncoaspirar. "Muitas vezes, podem-se utilizar sondas para direcionar o alimento", aconselha.

Dr. Clay ressalta que as principais causas para o lábio leoporino são síndromes, uso de álcool e/ou fumo na gestação (especialmente se ocorrer no primeiro trimestre), uso de medicamentos (corticoides, antiepilépticos) ou por herança genética.

Ainda não existe uma cura, mas o tratamento é multidisciplinar. "Cirurgia (palatoplastia e enxerto ósseo), suporte odontológico, reabilitação fonoaudiológica para prevenir problemas de fala e de deglutição e deve se investigar possíveis problemas genéticos. Com esta abordagem, futuramente, a pessoa pode ter uma vida normal, mas ficam cicatrizes que podem ser remodeladas e alterações de voz", conclui.

Confira:

Bem-estar e Saúde ana hickmann

Leia também

Lucy Ramos tira os dreads e exibe novo visual: "Minha versão original"

Entenda reação alérgica que causou internação de Virginia Fonseca

Deborah Secco revela 'dieta secreta'; especialista alerta riscos

Por que Sthefany Brito sentiu medo no puerpério? Entenda período

Joelma subirá no palco de cadeiras de rodas em próximo show

Como está Maidê Mahl? Atriz segue em estado grave e não apresenta evolução