ENTENDA

Rainha Elizabeth II teve câncer nos ossos; conheça origem da doença

Em entrevista à CARAS Brasil, o oncologista Jorge Abissamra Filho explica o que se sabe sobre a origem do câncer nos ossos; diagnóstico da Rainha Elizabeth II

Dr. Jorge Abissamra

por Dr. Jorge Abissamra

Publicado em 04/10/2024, às 15h03

A Rainha Elizabeth II morreu em setembro de 2022 aos 96 anos - Foto/Getty Images

O ex-primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, revelou em sua autobiografia, intitulada Unleashed, que a Rainha Elizabeth II, que morreu em setembro de 2022, teria sido diagnosticada com câncer nos ossos um ano antes de sua morte. De acordo com ele, a realeza manteve a doença em segredo, mesmo sabendo da gravidade da situação.

Na ocasião, Boris notou que Elizabeth estava visivelmente debilitada, apresentando palidez e uma postura curvada, além de hematomas nas mãos e punhos, que podem ter sido causados por injeções. Apesar do estado físico, sua capacidade mental permanecia intacta.

Em entrevista à CARAS Brasil, o oncologista Jorge Abissamra Filho explica que  o câncer nos ossos, geralmente, é uma patologia ampla, que pode significar que Elizabeth II teve um câncer que começou nos ossos – algo bem menos comum – ou um câncer que se espalhou para os ossos, uma doença bem mais habitual.

“Há diversos tumores que dão metástase nos ossos. Nas mulheres, o mais comum e de maior incidência é o câncer de mama. É bem mais raro tumores que se iniciam nos ossos, em pacientes idosos. Essa enfermidade geralmente acomete adultos jovens entre 20 e 40, o que nos faz pensar que, provavelmente, a Rainha teve alguma outra doença que se espalhou para seus ossos”, informa o especialista.

De acordo com ele, o câncer, quando se espalha para os ossos, pode dar fortes dores e fraturas. “O que nos faz supor que os últimos dias da Rainha não tenham sido fáceis. Dificilmente saberemos de fato qual patologia Elizabeth II teve antes de morrer e o que levou a sua morte”, destaca Abissamra.

“Sabemos que a família real mantém certa discrição em relação às questões particulares, principalmente sobre doenças, visto, por exemplo, o câncer de ovário que acometeu a princesa Kate (Middleton, a princesa de Gales) e até hoje não sabemos muito como ela está. Torcemos sempre por ela (Kate), para que se reestabeleça o mais brevemente possível. Seguimos curiosos e intrigados sobre qual patologia levou a Rainha ao seu descanso eterno”, finaliza.

Dr. Jorge Abissamra

Dr. Jorge Abissamra é médico (145307 CRM SP) pela Universidade de Santo Amaro e especialista em Clínica Médica pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e especialista em Oncologia Clínica pelo Instituto de Câncer Arnaldo Vieira de Carvalho. Atualmente é coordenador da Oncologia da Hospital Santa Clara e coordenador da Oncologia da HapVida Intermedica NotreDame. Também atua como diretor da Oncologia da Amo Saúde e possui experiência na área de Clínica Médica, com ênfase em Oncologia.

Rainha Elizabeth II Saúde câncer rainha Elizabeth II Oncologista câncer nos ossos

Leia também

Wesley Safadão fala sobre recuperação após cirurgia: 'Não teve jeito'

Maidê Mahl: Amiga detalha melhora significativa no quadro de saúde da atriz

Mãe de Isis Valverde faz relato sobre o fim da quimioterapia: 'Alívio profundo'

Cid Moreira fazia diálise peritoneal; médico explica benefícios de terapia

Poliana Rocha fala sobre cicatriz nos olhos ter ficado vermelha; veja

Médico explica cuidados com recém-nascidos após decisão de Virginia Fonseca