ENTREVISTA

Quando se deve procurar um reumatologista? Especialista da área aponta

Em entrevista à CARAS Brasil, o médico Fabio Jennings também explica quais as funções de um reumatologista; entenda a seguir

Dr. Fabio Jennings

por Dr. Fabio Jennings

Publicado em 05/07/2024, às 11h30

Desenho de um médico reumatologista - Foto: Getty Images

Dores articulares, na coluna e até mesmo inchaços e vermelhidão são alguns sinais para que seja necessário buscar um reumatologista. No entanto, muitas pessoas não sabem o que o profissional faz ou em que momento se deve marcar uma consulta. Pensando nisso, a CARAS Brasil conversou com o médico Fabio Jennings, que esclareceu essas questões.

O reumatologista é o profissional especializado em diagnosticar e tratar as doenças das juntas, músculos, ligamentos, tendões e coluna vertebral —ou seja, o aparelho locomotor. "Sejam as inflamatórias, como as doenças degenerativas e lesões de sobrecarga do aparelho, até as doenças autoimunes que atingem as juntas e outros órgãos do corpo."

Jennings explica que os reumatologistas tratam doenças como artrite reumatoide, espondilite anquilosante, lúpus sistêmico, esclerodermia, vasculites, osteoporose, lombalgia, cervicalgia, fibromialgia, artrites infecciosas (por bactérias ou fungos) e as causadas por depósitos de cristais (como a gota).

Leia também: Por que as dores nas articulações pioram em dias frios? Saiba mais

"A reumatologia é a clínica do aparelho locomotor como todas as intersecções. E o reumatologista, por ser um clínico geral antes de ser um especialista, é habilitado a seguir o paciente em relação a todos órgãos e sistemas. Por isso, acaba se tornando um médico de família e controla outras condições como a hipertensão arterial, diabetes melitus, problemas gastrointestinais, lesões dermatológicas, etc." 

QUANDO SE DEVE PROCURAR UM REUMATOLOGISTA?

Jennings diz que o reumatologista deve ser consultado em casos de queixas nas articulações ou coluna vertebral, quando não relacionadas a traumas, ou manifestações sistêmicas incomuns especialmente em jovens. 

"Quando há, por exemplo, alterações no hemograma, distúrbios renais, sintomas neurológicos, tromboses e etc, o reumatologista deve ser consultado", afirma. "A queixa mais frequente que alerta para doenças reumáticas é a dor nas articulações."

"Essas dores podem atingir uma ou mais articulações e quando duram mais que um mês e se acompanham de inchaço, vermelhidão e limitação de movimento com sintomas gerais tipo perda de peso, fadiga, formigamentos, diarreia e lesões cutâneas, chamam mais atenção para uma doença reumática sistêmica."

Ele ressalta que a coluna, os músculos e tendões também devem ser um ponto de atenção. "A coluna vertebral é composta de várias articulações entre as vértebras e pode ser um local atingido por doenças inflamatórias autoimunes, como as espondiloartrites. Já os músculos e tendões fazem parte do aparelho locomotor e por isso, dor ou fraqueza crônicas nessas regiões levam a pensar em causa reumatológica."

O especialista ainda explica que o reumatologista, por sua visão generalizada, pode ser procurado quando o paciente quiser fazer uma avaliação de rotina, conhecida popularmente como checkup.

CONFIRA PUBLICAÇÃO RECENTE DO DR. FABIO JENNINGS NO INSTAGRAM:

 

Dr. Fabio Jennings

Dr. Fabio Jennings é médico reumatologista (CRM 86539 SP) do corpo clínico do Albert Einstein com Especialização em Medicina Esportiva pela Universidade de Stanford- California (EUA) e mestrado e doutorado pela Universidade Federal de São Paulo- Unifesp. Atua também como ⁠Supervisor e Assistente da residência de reumatologia da Unifesp e como ⁠coordenador da comissão de mídias da Sociedade Paulista de reumatologia e coordenador da comissão de coluna vertebral da Sociedade Brasileira de Reumatologia.

médico reumatologista Reumatologia

Leia também

Joelma subirá no palco de cadeiras de rodas em próximo show

Como está Maidê Mahl? Atriz segue em estado grave e não apresenta evolução

Camila Campos celebra última sessão de radioterapia: "Vitória"

Rodrigão removeu órgãos por conta de tumor: "Estava muito grande"

Preta Gil fala sobre raspar a cabeça em nova etapa do tratamento: ‘Vamos ver’

Como a Covid-19 influenciou no diagnóstico de Luciano Szafir? Entenda