ENTENDA

Qual a diferença entre bronquiolite e bronquite? Saiba mais

Em entrevista à CARAS Brasil, o pediatra Miguel Liberato esclarece as principais diferenças entre a bronquiolite e a bronquite

Dr. Miguel Liberato

por Dr. Miguel Liberato

Publicado em 31/07/2024, às 09h20

Saiba mais sobre a bronquiolite - Foto: Getty Images

Com o aumento nos casos de bronquiolite em 2023, é comum que os responsáveis por bebês e crianças pequenas fiquem mais atentos aos sintomas. A infecção, que tem maior incidência nos meses do inverno, tem sintomas similares a bronquite.

De acordo com o médico pediatra Miguel Liberato, a principal diferença entre a bronquiolite e a bronquite está em sua definição. Em entrevista à CARAS Brasil, ele explica que uma doença é causada por vírus, já a outra é considerada um termo geral.

"A bronquiolite é uma doença infecciosa causada por vírus, que leva a um quadro respiratório em bebês", começa o especialista. "Já a bronquite é um termo genérico, que caracteriza uma inflamação das vias aéreas, podendo estar associada a fatores alérgicos ou ao histórico familiar e não necessariamente tem uma infecção como fator desencadeante."

Leia também: O que provoca bronquiolite? Entenda infecção que deixou filho de Bárbara Evans na UTI

Neste ano, a plataforma Infogripe, da Fiocruz, informou que houve um aumento de casos de bronquiolite em relação aos números de 2023. Até o dia 20 de julho, foram registrados mais de 22 mil casos em bebês de até 2 anos.

A modelo Bárbara Evans (33) contou que seu filho, Antônio, precisou ser internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) após o diagnóstico de bronquiolite. Pouco tempo antes, o cantor João Gomes (21) revelou que Jorge, fruto da relação com Ary Mirelle (22), também enfrentou o quadro e fez o tratamento em casa, com uma equipe de pediatras e fisioterapeutas.

Ainda de acordo com Liberato, o tratamento da infecção é feito em relação aos sintomas do bebê, podendo ser usados remédios para febre, lavagem nasal, inalação com soro fisiológico e, em casos mais graves, a internação pode ser uma opção. 

"Também podemos indicar a fisioterapia respiratória e se o paciente apresentar vômito, suspender a mamada ou a alimentação e deixar no soro na veia, para evitar que ele se engasgue e piore seu cansaço respiratório", acrescenta o médico.

CONFIRA PUBLICAÇÃO RECENTE DO MÉDICO PEDIATRA MIGUEL LIBERATO:

 

Dr. Miguel Liberato

Dr. Miguel Liberato é endocrinologista pediátrico formado em Pediatria (CRM 170830) na Universidade Federal do Espírito Santo, com especialização pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e título pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. Professor do curso de Medicina da Faculdade das Américas e da pós-graduação em Endocrinologia Pediátrica no Instituto Superior de Medicina (ISMD).

Bronquiolite Pediatra bronquite

Leia também

Entenda reação alérgica que causou internação de Virginia Fonseca

Deborah Secco revela 'dieta secreta'; especialista alerta riscos

Por que Sthefany Brito sentiu medo no puerpério? Entenda período

Joelma subirá no palco de cadeiras de rodas em próximo show

Como está Maidê Mahl? Atriz segue em estado grave e não apresenta evolução

Camila Campos celebra última sessão de radioterapia: "Vitória"