SAIBA TUDO

Preta Gil revela novo ciclo de quimioterapia; médico explica tratamento

Em entrevista à CARAS Brasil, o oncologista Jorge Abissamra esclarece sobre o novo ciclo de quimioterapia da cantora Preta Gil

Jorge Abissamra e Felipe França

por Jorge Abissamra e Felipe França

Publicado em 25/09/2024, às 17h50

No final de agosto, Preta Gil contou que seu câncer voltou em quatro locais diferentes do corpo - Reprodução/Instagram

Nos últimos dias, a cantora Preta Gil (50) usou as redes sociais para revelar aos seguidores que iniciará um novo ciclo em seu tratamento contra o câncer. Em entrevista à CARAS Brasil, o oncologista Jorge Abissamra Filho explica o que significa essa mudança no combate a doença; confira. 

Diferente dos outros ciclos, Preta Gil explicou que não ficará internada na unidade de saúde durante a sessão de quimioterapia. Por meio de uma sequência de vídeos, a filha de Gilberto Gil (82) contou que, agora, seguirá com o tratamento em casa.

O Dr. Jorge Abissamra explica que a quimioterapia onde o paciente vai para casa com ela, é chamada de longa permanência, ou seja, é um tratamento que vai durar mais do que 24 horas: "Essa quimioterapia, ela é colocada numa bomba de infusão, e é como se fosse um frasco, uma pochete. Então, o paciente sai com esse frasco, dentro dessa pochete e aí ela é ligada num cateter que fica debaixo da pele, chamado portocat". 

"Esta via, que é para o cateter, deixa essa infusão mais segura. Para a doença dela, fica três dias com esse infusor, então ela vai ficar na casa dela, pode sair, pode passear, pode tomar banho sem problema algum!", complementa o Dr. Jorge Abissamra.

O especialista analisa que uma quimioterapia em hospital está cada vez menos frequente porque os pacientes oncológicos apresentam uma imunidade baixa e dentro do ambiente hospitalar, a chance de contraírem uma infecção é muito maior. 

"[Essas sessões de quimioterapia] são feitas durante o horário comercial e o paciente vai para casa, isso no ambulatório ou quando elas têm longa permanência, longa duração, a gente evita internar o paciente, a gente acaba levando esse paciente com esse infusor para casa, é mais confortável e mais seguro para o paciente", declara.

CONFIRA PUBLICAÇÃO RECENTE DE PRETA GIL NAS REDES SOCIAIS:

 

Jorge Abissamra e Felipe França

Dr. Jorge Abissamra é médico (145307 CRM SP) pela Universidade de Santo Amaro e especialista em Clínica Médica pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e especialista em Oncologia Clínica pelo Instituto de Câncer Arnaldo Vieira de Carvalho. Atualmente é coordenador da Oncologia da Hospital Santa Clara e coordenador da Oncologia da HapVida Intermedica NotreDame. Também atua como diretor da Oncologia da Amo Saúde e possui experiência na área de Clínica Médica, com ênfase em Oncologia.

Preta Gil preta gil câncer Tratamento Oncológico

Leia também

Jade Picon pode fazer procedimentos na pele ainda jovem? Médica explica

Virginia conta que quebrou 'regra' do pós-parto: ‘Sem julgamentos’

Graciele Lacerda mostra rotina de exercícios durante a gravidez: 'Pra não cair'

Sthefany Brito pode desenvolver depressão pós-parto? Entenda complicação

Zé Felipe revela motivo inusitado para preferir trabalhar no banheiro: ‘Não consigo’

Virginia passa mal e não consegue terminar exame: 'Fobia'