Risco!

Preta Gil quase amputou parte do corpo em luta contra câncer: ‘Chance enorme’

Preta Gil se abre em nova autobiografia e compartilha o medo que sentiu de perder parte do corpo durante a cirurgia contra o câncer

Clara Andrade

por Clara Andrade

ana.andrade@caras.com.br

Publicado em 09/08/2024, às 07h27

Preta Gil revela detalhes de luta contra o câncer em autobiografia - Reprodução/Instagram

Na última quinta-feira, 8, Preta Gil celebrou seus 50 anos e o lançamento de sua nova autobiografia, ‘Os Primeiros 50’. No livro, a cantora revisita os melhores momentos de sua trajetória e também os desafios, incluindo o difícil tratamento contra o câncer. Pela primeira vez, ela revelou que chegou a correr o risco de precisar amputar uma parte do corpo.

Conforme divulgado pela Quem, Preta dedicou um capítulo inteiro a uma das etapas mais delicadas de seu tratamento. Internada em São Paulo, a cantora revelou detalhes sobre a cirurgia para a remoção do tumor e compartilhou que correu o risco de ter o esfíncter, músculo responsável por controlar a passagem de substâncias no corpo, amputado.

No livro, Preta descreve como enfrentou esse medo e destacou a gravidade da situação. Apesar da preocupação, ela confiou na avaliação dos médicos, que indicaram uma "chance enorme" de que a amputação não seria necessária: “Nesse processo todo, tentei ser o mais pragmática possível”, iniciou o relato em sua nova autobiografia.

Todos os momentos de emoção ou tristeza ficaram muito contidos e quase que internalizados. Com o que vivia - doença e separação, ao mesmo tempo -, se botasse tudo para fora, ia cair. Quando se termina a radioterapia, não dá para fazer exames logo em seguida e saber o resultado", completou a cantora, que foi diagnosticada em 2023.

Na sequência, Preta revelou os resultados: “Descobri que o tumor havia diminuído para metade do tamanho. Todos os médicos acharam o resultado muito bom, tinha uma chance enorme de não ter que amputar o esfíncter na cirurgia", disse a artista. Ela relatou que passou mais de 15 horas em cirurgia e acordou com medo de ter perdido o membro.

"Quando volto, me lembro que estavam Flora, o Marcello e a Malu e perguntei o horário. Eram três da manhã. 'Como assim? Durou tudo isso? Amputaram meu esfíncter?' 'Não amputaram, deu tudo certo. Depois de bem acordada é que fiquei sabendo que passei 15 horas na mesa de cirurgia”, Preta celebrou o resultado da cirurgia, que foi definida como 'complexa'.

Além do tumor, os médicos retiraram meu útero, ovários e apêndice. O procedimento, complexo, foi muito bem-sucedido. Meu corpo ficou livre de células cancerígenas", disse a artista, que agora celebra a chegada de mais um ano de vida com motivos de sobra para comemorar e um livro repleto de memórias para divulgar.

Preta Gil reflete em seu aniversário de 50 anos:

A cantora Preta Gil deixou os fãs emocionados nesta quinta-feira, 08, em redes sociais ao comemorar seu aniversário de 50 anos, isso porque a cantora desabafou e fez uma reflexão sincera após vencer um câncer. Para comemorar a data, a filha do Gilberto Gil compartilhou um vídeo no qual reúne uma série de declarações em entrevistas e aparições.

Clara Andrade

Clara Andrade é apaixonada por livros, música e filmes. Atualmente está na redação da CARAS e escreve sobre o universo das celebridades.

Preta Gil gilberto gil preta gil

Leia também

Joelma subirá no palco de cadeiras de rodas em próximo show

Como está Maidê Mahl? Atriz segue em estado grave e não apresenta evolução

Camila Campos celebra última sessão de radioterapia: "Vitória"

Rodrigão removeu órgãos por conta de tumor: "Estava muito grande"

Preta Gil fala sobre raspar a cabeça em nova etapa do tratamento: ‘Vamos ver’

Como a Covid-19 influenciou no diagnóstico de Luciano Szafir? Entenda