Prevenção

Preta Gil passou por exame para avaliar risco dos irmãos terem câncer: ‘Genético’

Enfrentando nova batalha contra o câncer, Preta Gil decidiu fazer um teste para avaliar o risco da doença nos irmãos; Bela Gil revela o resultado

Clara Andrade

por Clara Andrade

ana.andrade@caras.com.br

Publicado em 10/10/2024, às 13h45

Bela Gil revela que Preta Gil fez exame para avaliar risco de câncer na família - Reprodução/Instagram/GNT

Recentemente, Preta Gil recebeu a notícia de que seu câncer retornou em quatro locais diferentes em seu corpo, após lutar contra a doença no ano passado. Antes mesmo da nova batalha, a cantora decidiu realizar um exame para avaliar o risco de seus irmãos terem a doença. Agora, Bela Gil compartilhou os resultados do teste no ‘Saia Justa’, do GNT.

Durante um episódio especial em conscientização ao Outubro Rosa, Bela Gil se juntou às apresentadoras Eliana, Tati Machado e Rita Batista no sofá do programa e abriu seu coração sobre a batalha contra o câncer em sua família. Inclusive, a chef de cozinha relembrou a preocupação ao descobrir o diagnóstico de câncer de intestino da irmã.

Abalada com a possibilidade de seus irmãos desenvolverem a doença no futuro, Preta decidiu fazer um teste para descobrir se seu câncer era de origem genética ou se era de uma mutação. Enquanto conversava com as colegas, Bela compartilhou o resultado do exame e falou sobre a importância do teste, que deu negativo e tranquilizou a família de Gilberto Gil.

​​"Quando ela teve o primeiro diagnóstico do câncer, nós, os irmãos, nós fizemos um teste... Quer dizer, fizeram um teste nela para saber se era mutável, genético, para que a gente fizesse ou não a colonoscopia antecipadamente. Mas aí deu negativo", Bela contou que o câncer de sua meia-irmã não é hereditário e sim uma mutação.

Além de falar sobre o resultado do teste, Bela também exaltou a força da irmã em meio a uma nova luta contra a doença: “Acho que ela é resiliente, e ela também, de uma certa forma, é prática. Ela encara, ela sabe o que tem que fazer, e essa forma de encarar a realidade talvez ajude de uma certa maneira", a chef abriu o coração e elogiou Preta.

Vale lembrar que Preta Gil tem sete irmãos. Além de Bela, ela também é irmã de Bem Gil, Marília Gil, José Gil, Nara Gil, Maria Gil e Pedro Gil, que faleceu quando tinha apenas 19 anos, após sofrer um acidente de carro em 1990. Recentemente, a cantora falou sobre a saudade do irmão ao relembrar sua data de aniversário.

“17 de maio, dia que meu irmão Pedro faria 54 anos e não tem um dia que não pense e sinta ele. Meu amor foi embora tão cedo, deixou um vazio tão grande na nossa família, você era gigante de tantas formas. Eu te amo e amarei até depois do fim”, disse a artista, que resgatou alguns cliques antigos ao lado do irmão falecido.

Preta Gil relata sintoma em meio a tratamento contra o câncer:

Preta Gil contou ao público que iniciou um novo ciclo de quimioterapia nesta segunda-feira, 7, em um hospital em São Paulo. A artista retomou o tratamento contra o câncer em agosto deste ano, após exames de rotina indicarem a volta do tumor em quatro locais distintos do corpo. Agora, ela enfrenta um novo sintoma e sente enjoos antes mesmo das aplicações.

Clara Andrade

Clara Andrade é apaixonada por livros, música e filmes. Atualmente está na redação da CARAS e escreve sobre o universo das celebridades.

Gilberto Gil Preta Gil gilberto gil preta gil eliana rita batista Bela Gil Tati Machado

Leia também

Médico explica câncer raro de Vera Viel: 'Diagnóstico precoce é sempre fundamental'

Com colar cervical, Enzo Celulari explica o que aconteceu: 'Dor é intensa'

Isabel Veloso reflete sobre retomar tratamento contra o câncer durante gravidez

Vera Viel recebe apoio de famosos após revelar diagnóstico de câncer raro

Vera Viel diz que diagnóstico aconteceu por insistência de Rodrigo Faro

Rodrigo Faro se pronuncia sobre o diagnóstico de câncer raro de Vera Viel: ‘Batalha’