ENTENDA

O que provoca bronquiolite? Entenda infecção que deixou filho de Bárbara Evans na UTI

Em entrevista à CARAS Brasil, o médico pediatra Miguel Liberato esclarece causas da bronquiolite, inflamação que atingiu filho de Bárbara Evans

Dr. Miguel Liberato

por Dr. Miguel Liberato

Publicado em 30/07/2024, às 11h00

A modelo Bárbara Evans e seu filho, Antônio - Foto: Reprodução/Instagram @barbaraevans22

Com a chegada do inverno os casos de bronquiolite costumam se tornar mais frequentes e, consequentemente, atingem mais bebês. Apesar da ligação com a estação do ano, o frio não provoca a infecção. Entenda mais sobre o quadro que já deixou o filho de Bárbara Evans (33) internado na UTI.

"A bronquiolite é uma infecção causada por alguns tipos de vírus", explica o médico pediatra Miguel Liberato, em entrevista à CARAS Brasil. "Ela acomete uma parte bem delicada do pulmão dos bebês, os bronquíolos, que são as estruturas que distribuem o ar para dentro dos pulmões."

"O principal responsável pela doença é o Vírus Sincicial Respiratório [conhecido também como VSR], mas ela pode ser causada também por outros vírus como: adenovírus, vírus parainfluenza, vírus influenza, rinovírus, entre outros", completa o especialista.

Leia também: Filho de Bárbara Evans enfreta mesmo diagnóstico do bebê de João Gomes; entenda

De acordo com dados da plataforma Infogripe, da Fiocruz, houve um aumento de casos de bronquiolite neste ano, em relação aos números de 2023. Até o dia 20 de julho, foram registrados mais de 22 mil casos em bebês de até 2 anos.

COMO É FEITO O TRATAMENTO DA BRONQUIOLITE?

Segundo Liberato, o tratamento da infecção é feito em relação aos sintomas do bebê. "Ou seja, remédio para febre, lavagem nasal, inalação com soro fisiológico e, em casos mais graves, em que a criança apresenta sinais de desconforto respiratório, a internação para poder ofertar o oxigênio de forma adequada à criança pode ser necessária."

Em meados de junho, Antônio, um dos filhos gêmeos da modelo Bárbara Evans precisou ser internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) após o diagnóstico de bronquiolite. Apesar da preocupação, ela explicou que o pequeno ficou no hospital para ter uma observação melhor.

"Também podemos indicar a fisioterapia respiratória e se o paciente apresentar vômito, suspender a mamada ou a alimentação e deixar no soro na veia, para evitar que ele se engasgue e piore seu cansaço respiratório", completa o médico.

CONFIRA PUBLICAÇÃO RECENTE DO DR. MIGUEL LIBERATO NO INSTAGRAM:

 

Dr. Miguel Liberato

Dr. Miguel Liberato é endocrinologista pediátrico formado em Pediatria (CRM 170830) na Universidade Federal do Espírito Santo, com especialização pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e título pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. Professor do curso de Medicina da Faculdade das Américas e da pós-graduação em Endocrinologia Pediátrica no Instituto Superior de Medicina (ISMD).

Bárbara Evans Bronquiolite Pediatra

Leia também

Deborah Secco revela 'dieta secreta'; especialista alerta riscos

Por que Sthefany Brito sentiu medo no puerpério? Entenda período

Joelma subirá no palco de cadeiras de rodas em próximo show

Como está Maidê Mahl? Atriz segue em estado grave e não apresenta evolução

Camila Campos celebra última sessão de radioterapia: "Vitória"

Rodrigão removeu órgãos por conta de tumor: "Estava muito grande"