Nutricionista ensina o que comer antes de praticar exercícios físicos

Antes de começar a praticar exercícios físicos, é bom ter uma alimentação balanceada para obter um melhor resultado durante o treino. Veja as dicas da nutricionista!

Bruna Nastas Publicado em 05/08/2015, às 10h12 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

Nutricionista ensina o que comer antes de malhar - Shutterstock

Antes de começar a praticar exercícios físicos, saber o que se pode comer é muito importante para obter um melhor resultado.

+Emagreça rápido: confira 15 dicas para perder peso agora mesmo

A nutricionista Fernanda Marques explica que essa é uma pergunta que deixa muitas pessoas com dúvidas. "As refeições que antecedem a academia, chamadas de pré-treino, precisam ser específicas para a necessidade individual de cada pessoa e respeitar especificidades de horário, intensidade e tipo de atividade física. No pré-treino é necessário um bom consumo alimentar para evitar a fadiga muscular, a perda de massa magra, a hipoglicemia (que pode provocar mal-estar e tontura) e que, ao mesmo tempo, auxilie no gasto calórico. O ideal é consumir uma pequena refeição ou lanche com fontes de carboidratos integrais (complexos) e uma pequena fonte de proteína, de 30 minutos a 1 hora antes de malhar, para que este se transforme em glicogênio e forneça a energia necessária na hora do treino de forma mais duradoura, sem causar picos e quedas de glicemia", explica.

Fernanda ainda lista alguns alimentos que se deve comer no pré-exercício: "Carboidratos como batata-doce, frutas com granola sem açúcar, bolacha de arroz integral com manteiga de amendoim, pães integrais ou até mesmo uma vitamina são boas opções. Já as proteínas podem ser os ovos, iogurte desnatado, queijos brancos entre outros. Os estimulantes e termogênicos naturais também são superinteressantes de serem consumidos no pré-treino, pois potencializam a queima calórica. Canela, gengibre, chá verde e até mesmo o café".

Segundo ela, o café ou cápsulas de cafeína auxilia na concetração, disposição e foco, ajudando na perda de gordura. "Para uma pessoa de 70kg isto equivale a 350 a 420mg ou o equivalente a 400 ou 500 mililitros de café. O horário ideal seria de 20 a 40min antes do treino. Mas atenção, não é indicado tomar todos os dias e não são todos os indivíduos que podem consumir! Pode provocar alteração na pressão arterial e over- traning (aumento do treino).  O uso de estimulantes pode fazer com que o corpo não se recupere adequadamente", afirma.

Nos exercícios realizados na parte da manhã, as opções do pré-treino seriam iogurte desnatado ou queijo minas + granola sem açúcar ou semente de chia com uma fruta picada ou pão integral com queijo minas ou ricota/cottage e café preto. "Já se for no final da tarde/ noite poderia ser a batata doce com frango desfiado ou fruta amassada com aveia em flocos e queijo minas", diz.

Fernanda ainda alerta que as refeições antes do treino são muito importantes, mas é preciso comer opções saudáveis também ao longo do dia. "Lembrando que essas são orientações gerais. Procure sempre um nutricionista para orientar na melhor escolha de acordo com suas individualidades", conclui.

 

Bem-estar e Saúde

Leia também

Quais efeitos colaterais Vera Viel pode sofrer com a radioterapia? Médico explica

Viih Tube: Saiba qual é o estado de saúde da influencer, que segue na UTI

Vera Viel celebra resultados positivos em tratamento após 4ª sessão de radioterapia: "Só notícia boa"

Médico alerta cuidados que Viih Tube deve tomar com Ravi: 'Medidas sejam tomadas'

Viih Tube é internada na UTI três dias após o parto do segundo filho

Tata Werneck comemora alta hospitalar da avó após pedir orações: 'Milagre'