CARAS Brasil
ALERTA

Médico explica diagnóstico de Mateus Carrieri, ex-A Fazenda: 'Complicações'

Ex-A Fazenda, Mateus Carrieri foi diagnosticado com problema de saúde e passou por procedimento médico

Dr. Octavio Henrique Arcos Campos

por Dr. Octavio Henrique Arcos Campos

Publicado em 25/03/2025, às 14h10

Mateus Carrieri passou por um procedimento de raspagem - Foto: Reprodução/Instagram
Mateus Carrieri passou por um procedimento de raspagem - Foto: Reprodução/Instagram

Mateus Carrieri (58) passou por uma raspagem da próstata em agosto de 2021 após receber o diagnóstico de uma hiperplasia benigna. O procedimento é indicado quando ocorre o aumento da região corporal, o que pode acarretar em complicações se não for tratada a tempo.

Normalmente, o problema de saúde acomete homens acima dos 50 anos, como já ocorreu com o rei Charles lll (76), que também passou por um procedimento em fevereiro de 2024 para tratar a doença ainda com o tratamento encarado como tabu entre os homens. 

CARAS Brasil entrevista o Dr. Octavio Henrique Arcos Campos, médico Urologista dos principais hospitais de São Paulo, que explica o tratamento da HPB varia conforme a gravidade dos sintomas e o impacto na qualidade de vida do paciente.

"Em muitos casos, terapias medicamentosas com bloqueadores alfa-adrenérgicos (relaxam a próstata) ou inibidores da 5-alfa redutase (reduzem o tamanho da próstata) são suficientes para aliviar os desconfortos. No entanto, para aqueles com sintomas mais severos ou quando há complicações, procedimentos cirúrgicos – como a ressecção transuretral da próstata – são necessários", diz. 

"É importante dizer que a hiperplasia prostática benigna não se transforma em câncer. São doenças diferentes, cada uma com sua fisiopatologia e evolução natural. Entretanto, devido à alta incidência de ambas em homens idosos, é possível que o câncer seja detectado de forma incidental durante a avaliação de uma HPB", complementa. 

Campos destaca a importância de o paciente manter uma alimentação saudável para manutenção de uma qualidade de vida. Boas práticas no dia a dia ajudam a evitar condições e doenças como a diagnosticada no ex-participante de A Fazenda

"A prevenção da HPB passa pela adoção de medidas de saúde que envolvem, principalmente, a manutenção de uma dieta equilibrada, a prática regular de exercícios físicos e a realização de check-ups periódicos. Essas atitudes ajudam não apenas a minimizar os sintomas da HPB, mas também a manter a saúde prostática em dia e possibilitar o diagnóstico precoce de outras condições, como o câncer de próstata", finaliza.   

Dr. Octavio Henrique Arcos Campos

Dr. Octavio Henrique Arcos Campos: Médico Urologista (CRM 141371) do corpo clínico dos principais hospitais de São Paulo entre eles, Sírio-Libanês, Einstein, Oswaldo Cruz e 9 de Julho. É assistente do Setor de Urologia do Hospital Servidor Público Municipal (HSPM). Professor do Curso de Medicina da UniNove. Membro Titular da Sociedade Brasileira de Urologia. Atua principalmente na Área de Saúde do Homem e Cirurgia Minimamente Invasiva (Cirurgia Robótica). Realiza pesquisa clínica em câncer de próstata. Residência Médica em Urologia pelo HSPM. Residência Médica em Cirurgia Geral pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Médico graduado pela Universidade de Brasília (UnB). Possui trabalhos publicados em congressos, artigos publicados em periódicos e capítulos de livros. Experiência no Exterior: Clerkship em Harvard Medial School, Boston, EUA.

Mateus Carrieri Mateus Carrieri

Leia também

Especialista aponta complicações do transtorno da mãe de Camila Pitanga: 'Sofrimento emocional'

Naiara Azevedo revela os sintomas de condição precoce: 'Muito estranho'

Médica alerta sobre relação entre diagnóstico de Vitória Strada e estresse: 'Afeta diretamente'

Médica alerta riscos do diagnóstico de Raul Gazolla: 'Lesão extensa no coração'

Médica lista causas da condição que atingiu Luciana Gimenez: 'Dor muito intensa'

Médica explica diagnóstico de Raul Gazolla: 'Exceção a regra'