QUAIS OS CUIDADOS?

Médico explica recuperação em casos como o de Othon Bastos: 'Vigilância'

Em entrevista à CARAS Brasil, o infectologista Igor Marinho orienta cuidados para recuperação em diagnósticos como do ator Othon Bastos

Dr. Igor Maia Marinho

por Dr. Igor Maia Marinho

Publicado em 02/04/2025, às 14h05 - Atualizado às 14h08

Othon Bastos foi diagnosticado com virose - Foto: Beti Niemeyer/ Divulgação

O ator Othon Bastos, de 91 anos precisou interromper a apresentação de sua peça de teatro, chamada Não Me Entrego, em São Paulo, para ir ao hospital. O artista passou mal no palco e precisou ser levado ao médico para realizar exames. Ele já está melhor, se recuperando bem e revelou que o diagnóstico é uma virose. Em entrevista à CARAS Brasil, o Dr. Igor Maia Marinho, médico infectologista, explica o caso. 

Othon Bastos confessou que já estava sentindo um pouco de mal-estar antes de começar o espetáculo, mas se sentiu disposto para fazer a apresentação. Porém, o veterano acabou se sentindo indisposto e precisou de atendimento médico e, após uma bateria de exames, foi diagnosticado com virose. Ele recebeu alta no mesmo dia. 

Este termo é usado popularmente para descrever infecções causadas por vírus. O Dr. Igor Maia Marinho menciona que, em muitos casos de virose, o próprio organismo se recupera com o tempo e repouso. O infectologista explica sobre a orientação para uma boa recuperação, mas reforça que cada caso é individual e necessita de um acompanhamento com um médico especialista.  

"Os cuidados precisam ser individualizados, mas, em geral, incluem hidratação adequada, controle de sintomas como febre e dor, monitoramento de sinais vitais e vigilância para possíveis complicações, como infecções bacterianas secundárias ou piora de doenças preexistentes", explica. 

O Dr. Igor Marinho afirma que é importante ter um cuidado com a alimentação: "Deve ser mantida leve e fracionada, o repouso é fundamental, e qualquer sinal de piora clínica — como confusão mental, queda de pressão, dificuldade para respirar ou recusa alimentar — deve motivar uma avaliação médica imediata".

O médico enfatiza que os sintomas de virose podem parecer comuns ou leves em pessoas mais jovens, porém podem se apresentar de maneira mais grave em idosos, pois o sistema imunológico já não responde da mesma forma. Por isso é necessário estar em dia com o calendário de vacinação. 

"Além disso, vacinas atualizadas contra vírus como o Virus Sincicial Respiratório, influenza e COVID-19, que estão indicadas para idosos mesmo em idade maior que 90 anos, são fundamentais na prevenção desses quadros", finaliza o Dr. Igor Marinho ao avaliar o quadro do ator Othon Bastos.

Leia mais em: Médico explica diagnóstico de Othon Bastos em pessoas idosas: 'Não responde da mesma forma'

FIQUE POR DENTRO DAS NOTÍCIAS DOS FAMOSOS ACOMPANHANDO À CARAS BRASIL NAS REDES SOCIAIS:

 

Dr. Igor Maia Marinho

Dr. Igor Maia Marinho é médico infectologista (CRMSP 175898) formado pela Faculdade de Medicina da USP, com residência médica em Moléstias Infecciosas e Parasitárias pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP), onde atualmente atua como preceptor e em atividades com os alunos e médicos em formação. Atualmente, é médico na Clínica Sartor. Além da formação no Brasil, possui fellowship em um dos melhores hospitais do mundo, a Cleveland Clinic (Ohio - MA) em Infectologia.

Saúde othon bastos Virose Infectologista

Leia também

Especialista aborda luta de Padre Fábio de Melo e alerta: ‘Tratar a raiz do problema’

Médica alerta sobre caso de Nadja Haddad: ‘Pode levar a complicações mais sérias’

Médico explica sintoma de Preta Gil em pacientes com câncer: 'Avaliação médica imediata'

Médica comenta alternativa adotada por Gominho contra compulsão alimentar: 'Vantagens'

Médico aponta riscos da bariátrica da sertaneja Yasmin Santos: ‘Maiores chances’

Médica explica uso de oxigênio no tratamento de Preta Gil: 'Condição delicada'