Thaila Ayala fez um teste de gravidez após notar sintomas diferentes; em entrevista à CARAS Brasil, a Dra. Fabiane Gama esclarece sobre o assunto
A atriz Thaila Ayala (38) surpreendeu ao compartilhar que fez um teste de gravidez na última quarta-feira, 12. Nas redes sociais, ela desabafou que optou por fazer após sentir um sono muito forte, o resultado deu negativo. Em entrevista à CARAS Brasil, a Dra. Fabiane Gama, médica ginecologista e obstetra, explica sobre o assunto e avalia atitude da artista.
Nas redes sociais, Thaila explicou que fez o teste não só pelo sono excessivo, mas também por: "O que me deixou 'panicada' foi a sensação do leite [no peito], mas eu já tive isso umas duas vezes. Eu tenho DIU, sempre tive, só tirei para engravidar, vai continuar dando bom. Mas, pra vocês que estão aí na torcida, pararem com isso, eu não estou querendo [engravidar]", desabafou a atriz.
Segundo a Dra. Fabiane Gama, médica ginecologista, o aumento do sono pode sim ser um sinal de gravidez, mas esta não é uma característica exclusiva da gestação. A especialista explica por qual motivo muitas mulheres sentem sonolência quando estão grávidas.
"O aumento do sono pode ser sim um sinal de gravidez, embora não seja exclusivo desse período. Durante as primeiras semanas de gestação, as mulheres costumam relatar cansaço e sono excessivo. Isso ocorre devido às mudanças hormonais, principalmente o aumento da progesterona, que tem um efeito sedativo no corpo, favorecendo o sono", explica.
A ginecologista reforça qual o principal indicativo de gravidez: "É o atraso menstrual, mas as mulheres podem sentir sono e fadiga, náuseas e vômitos, alterações nas mamas, como dor e inchaço, alterações de humor e aumento de apetite".
Thaila Ayala optou por fazer um exame para investigar se não estava grávida após apresentar sonolência excessiva. A Dra. Fabiane Gama esclarece quando é indicada para uma mulher realizar um teste de gravidez.
"É recomendado após o atraso da menstruação, que normalmente ocorre cerca de 14 dias após a ovulação em ciclos regulares. Se a mulher tiver ciclos irregulares, o ideal é aguardar pelo menos 2 semanas após a data em que sua menstruação normalmente viria", finaliza a Dra. Fabiane Gama ao analisar o caso da atriz Thaila Ayala.
Leia mais em: Thaila Ayala desabafa sobre maternidade: 'Não consigo entender como vivia antes deles'
Médica explica tratamento de doença que atingiu Camila Pitanga: 'É essencial'
Dedé Santana recebe alta hospitalar após ser internado às pressas no RJ
Médica de Preta Gil revela como está a saúde dela no momento: ‘A cada 3 meses’
Médica de Tony Bellotto revela qual foi a postura dele ao receber o diagnóstico de câncer
Médica explica emagrecimento de Gominho e dá dicas para quem briga com a balança: 'É essencial'
Alerta médico sobre doença que deixou o rosto da ex de Frank Aguiar deformado: 'Uma ameaça'