CARAS Brasil
ENTENDA!

Médica explica doença que atingiu Camila Pitanga: 'Sintomas mais brandos'

Em entrevista à CARAS Brasil, a pneumologista Maria Cecília Maiorano explica detalhes sobre a pneumonia silenciosa, que atingiu Camila Pitanga

Dra. Maria Cecília Maiorano

por Dra. Maria Cecília Maiorano

Publicado em 17/03/2025, às 10h20

A atriz Camila Pitanga - Foto: Reprodução/Instagram @caiapitanga
A atriz Camila Pitanga - Foto: Reprodução/Instagram @caiapitanga

Sucesso como Lola, de Beleza Fatal (Max), a atriz Camila Pitanga (47) já enfrentou um quadro de pneumonia silenciosa. A doença atingiu a atriz em meados de março de 2024, e à época, ela contou em suas redes sociais sobre o diagnóstico.

Em entrevista à CARAS Brasil, a médica pneumologista Maria Cecília Maiorano explica que, apesar de também ser conhecida como pneumonia assintomática, o quadro que Camila Pitanga enfrentou não é totalmente sem sintomas.

"Quando pensamos em pneumonia, logo imaginamos um quadro grave, que se manifesta com febre alta, tosse intensa e falta de ar. No entanto, algumas pessoas podem ter pneumonia sem perceber, pois os sintomas são mais leves. [Mas], na verdade, a doença não é totalmente assintomática", explica.

Leia também: Camila Pitanga encara Beleza Fatal como nova aposta no mercado: 'Essa novela é muito ousada'

"O que acontece é que os sintomas são mais brandos e acabam passando despercebidos. Pode não haver febre, falta de ar ou dor no peito. Muitas vezes, a doença se manifesta apenas com uma tosse menos intensa, porém mais prolongada."

A médica completa ao dizer que a condição é mais comum em idosos, pessoas com imunidade comprometida e crianças pequenas, que em alguns casos podem não saber expressar os sintomas com clareza.

Quando descobriu o diagnóstico, Camila Pitanga contou que estava sentindo muito cansaço. Ela já estava trabalhando nas gravações de Beleza Fatal e alertou a equipe sobre a doença, então, ela ficou um período afastada dos bastidores para se recuperar.

Ela aproveitou para falar sobre a importância de realizar exames preventivos e alertou os fãs e seguidores para o março azul-marinho, mês de prevenção do câncer colorretal. "A colonoscopia nesse caso é de extrema importância para detectar qualquer anormalidade, seja ela com sintomas ou não, por isso a necessidade do exame à partir dos 45 anos, dentro da sua rotina de cuidados."

Leia mais em: Camila Pitanga faz crítica a larga escala de trabalho: 'Quero ter folga'

CONFIRA PUBLICAÇÃO RECENTE DE CAMILA PITANGA EM SEU PERFIL DO INSTAGRAM:

Dra. Maria Cecília Maiorano

Dra. Maria Cecília Maiorano: Médica Pneumologista (CRM 130395) do AC Camargo Câncer Center. Graduada pela Faculdade Estadual de Medicina de Marília (FAMEMA), com Residência médica em Clínica Médica na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e Residência Médica em Pneumologia Universidade de São Paulo (USP). É membro da Sociedade Brasileira de Pneumologia (SBP) e da Sociedade Paulista de Pneumologia (SPP). Possui especialização em Doenças das Vias Aéreas  e Doenças Pulmonares Infecciosas pela Universidade de São Paulo (USP) e Doutorado em Pneumologia pela USP.

Camila Pitanga camila pitanga pneumonia assintomática

Leia também

Médico explica diagnóstico de Othon Bastos em pessoas idosas: 'Não responde da mesma forma'

Médica alerta sobre diagnóstico de Raissa, do BBB 25: 'É um dos principais causadores'

Médico avalia escolha de Gisele Bündchen envolvendo filho caçula: 'De forma muito criteriosa'

Após perder 80kg, Jojo Todynho lança curso online de emagrecimento

Médico explica relação entre maternidade e fobia de Fátima Bernardes: 'Responsabilidade emocional'

Leticia Spiller inicia o mês com alongamento em uma cachoeira: 'Abriu abril'