CUIDADO DOBRADO

Nadja Haddad revela cuidados com o filho prematuro e médico explica: 'Não é exagero'

Em entrevista à CARAS Brasil, o médico pediatra Miguel Liberato explica os cuidados com o filho de Nadja Haddad e fala sobre sistema imunológico de prematuros

Miguel Liberato

por Miguel Liberato

Publicado em 07/11/2024, às 16h00

José, filho de Nadja Haddad, nasceu prematuro extremo - Foto: Reprodução/Instagram

A apresentadora Nadja Haddad (43) e seu marido, o político Danilo Joan (41), estão radiantes com a alta hospitalar do filho, José. O bebê deixou o hospital no último sábado, 2, após ficar internado por 6 meses na UTI Neonatal, para se recuperar do parto prematuro extremo, que aconteceu no dia 25 de abril de 2024. Em entrevista à CARAS Brasilo pediatra Miguel Liberato explica como funciona o sistema imunológico de recém-nascidos prematuros.

Nas redes sociais, Nadja Haddad celebrou o retorno com seu filho para casa, mas adiantou que o neném terá uma série de restrições por conta de ter nascido prematuro: "O José vai ter um monte de restrições. A gente já sabe disso, visita, lugar público. Eu ainda não sei dizer o quanto ele vai ficar isolado, quanto tempo, mas ele vai ter que se manter isolamento, parecido com o que a gente vive no hospital, limite de pessoas e até uso de máscara”, afirmou ela.

Segundo o Dr. Miguel Liberato, a atitude da apresentadora não é exagerada, pois recém-nascidos e, sobretudo, prematuros, não tem o sistema imunológico totalmente formado, o que os torna mais predispostos a desenvolverem doenças. 

"Além disso, nessa fase, a defesa do organismo ainda é menor, o que deixa mais suscetíveis às infecções de um modo geral, por isso se aborda tanto a importância de controle das visitas. Não é exagero", explica.

"A família tem que ter a tranquilidade de restringir as visitas e, aos familiares próximos que forem ter contato com a criança, é fundamental fazer a higiene das mãos de forma frequente, não apresentar qualquer sintoma respiratório e até considerar uso de máscaras em alguns casos. Isso porque diversos vírus, que para crianças maiores e adultos podem sem ser inofensivos, manifestando apenas quadros leves, para um recém-nascido, principalmente prematuro, pode causar um quadro mais grave", finaliza. 

Leia mais em: Médico alerta para cuidados com prematuros após alta hospitalar do filho de Nadja Haddad

CONFIRA PUBLICAÇÃO RECENTE DE NADJA HADDAD NAS REDES SOCIAIS: 

 

Miguel Liberato

Dr. Miguel Liberato é endocrinologista pediátrico formado em Pediatria (CRM 170830) na Universidade Federal do Espírito Santo, com especialização pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e título pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. Professor do curso de Medicina da Faculdade das Américas e da pós-graduação em Endocrinologia Pediátrica no Instituto Superior de Medicina (ISMD).

filho Saúde cuidados nadja haddad prematuro

Leia também

Raquel Brito atualiza estado de saúde após hospitalização: 'Muita cautela'

Preta Gil faz novo tratamento após diagnóstico de câncer; médica explica

Por que Maya Massafera ficou com o 'umbigo triste' antes de cirurgia? Médico explica

Mario Frias é internado em Brasília e o diagnóstico é revelado

Preta Gil sofre com efeito colateral da quimioterapia: 'Um dia de cada vez'

Médica alerta sobre alimentação de Lexa durante gestação: 'Impactos significativos'