BAIXAS TEMPERATURAS

Especialista reforça importância de exercícios físicos no inverno: 'Treinar no frio estimula'

Em entrevista à CARAS Brasil, o nutrólogo Gustavo Sá dá dicas de como manter rotina de exercícios físicos mesmo durante os dias mais frios

Gustavo Sá e Felipe França

por Gustavo Sá e Felipe França

Publicado em 24/06/2024, às 19h21 - Atualizado às 19h28

Especialista aconselha hábito de exercícios mesmo durante o inverno - Getty Images

Na última quinta-feira, 20, começou o inverno, com a aproximação de uma frente fria nesta época do ano, é bastante comum algumas pessoas evitarem se exercitar por conta das baixas temperaturas. Em entrevista à CARAS Brasil, o nutrólogo Gustavo Sá reforça importância de exercícios físicos no inverno: "Treinar no frio estimula".

O especialista esclarece que não existem restrições com relação a praticar esportes durante os dias mais frios. Mesmo sem proibições, algumas pessoas evitam se exercitar durante o inverno. O nutrólogo menciona que é importante criar um hábito e mantê-lo com relação aos exercícios. 

"Eu tenho uma frase que eu costumo usar, eu falo que motivação é o que te leva a fazer algo, mas o que faz você permanecer fazendo algo é hábito, e o hábito ele supera frio, ele supera tudo. Então a criação de hábito, ela parte do comprometimento. E por que eu estou falando isso? Porque para gente equilibrar isso nos dias frios, é fundamental a gente se comprometer com o profissional, com o personal trainer, com o nutricionista", avalia.

O Dr. Gustavo reforça que, durante os dias mais frios, nossa alimentação tende a mudar, ele explica porque esse fenômeno acontece com nosso corpo: "Manter calor. Isso é termorregulação, né? O corpo, ele pega ali a caloria do alimento e parte disso é destinado para manter a temperatura".

"Como a temperatura externa está mais abaixo, eu preciso que o meu corpo esteja com uma temperatura, produzindo mais calor para fazer uma homeostasia [...] As pessoas tendem a comer mais, até porque elas também ficam mais reclusas e o frio tem todo esse charme com alimentos até mais calóricos, né? Fungi, massas, né? No entanto, nós não podemos deixar que isso atrapalhe a gente", declara. 

RESULTADOS SIGNIFICATIVOS

Mesmo sendo um desafio treinar nos dias mais frios, O Dr. Gustavo esclarece que os resultados de quem mantém a prática de exercícios físicos durante o inverno são bastante satisfatórios porque corpo realiza uma espécie de bronzeamento da célula de gordura: "Esse processo de bronzeamento da célula de gordura e até mais eficaz você vai ter um processo de queima de gordura até maior do que no calor". 

"Muita gente fala: 'Ah, mas no frio a gente fica mais recluso, treina menos, come mais', verdade. Isso pode ser um impeditivo, porque você precisa gerar mais calor para se proteger. Mas quem está bem acompanhado e tem a disciplina do treino, treinar no frio estimula", finaliza Gustavo Sá.

Gustavo Sá e Felipe França

Dr. Gustavo Sá é médico (CRM - 218406-SP) graduado pela UNIGRANRIO e UNEC, com formação diversificada, incluindo experiência no Trinity College Dublin, no Reino Unido. É fundador da LAMEN, especializada em Medicina Esportiva e Nutrologia e também é Master em Business Engineering pela Link School Of Business. Possui também especializações em nutrologia e psiquiatria pelo Hospital Israelita Albert Einstein, além de pós-graduação em Ciências da Longevidade Humana e Envelhecimento. Como CEO do Instituto LongLife, presente em várias cidades, lidera clinicamente e orienta a próxima geração de profissionais de saúde.

inverno Exercícios físicos

Leia também

Entenda reação alérgica que causou internação de Virginia Fonseca

Deborah Secco revela 'dieta secreta'; especialista alerta riscos

Por que Sthefany Brito sentiu medo no puerpério? Entenda período

Joelma subirá no palco de cadeiras de rodas em próximo show

Como está Maidê Mahl? Atriz segue em estado grave e não apresenta evolução

Camila Campos celebra última sessão de radioterapia: "Vitória"