FARMACODERMIA

Entenda reação alérgica que causou internação de Virginia Fonseca

Em entrevista à CARAS Brasil, a dermatologista Luciana Maluf explica que esse tipo de alergia não está ligado apenas a pacientes gestantes

Dra. Luciana Maluf

por Dra. Luciana Maluf

Publicado em 19/09/2024, às 20h35

Virginia Fonseca contou que foi diagnosticada com virose e reação alérgica - Reprodução/Instagram

A influenciadora digital e empresária Virginia Fonseca (25) foi parar no hospital por conta de uma crise alérgica chamada farmacodermia, que teve início horas depois de ela ter recebido alta após dar à luz José Leonardo, seu terceiro filho com Zé Felipe (26). Em entrevista à CARAS Brasil, a dermatologista Luciana Maluf explica o que é o problema.

De acordo com a especialista, a farmacodermia é uma forma de reação alérgica cutânea (na pele), ocasionada por uso de medicamentos. Sobre as reações, ela explica: “Depende de cada tipo de farmacodermia. No geral, são manchas e placas avermelhadas, que podem ser acompanhadas ou não de coceira, ardência, dor ou até bolhas. Podem ser localizadas ou distribuídas de forma difusa em todo o corpo”.

Esse tipo de reação alérgica é comum e não acontece só com grávidas. “Pode acontecer com qualquer pessoa que faça o uso de algum medicamento”, ressalta Luciana. “Não tem como prevenir, a não ser que a pessoa já tenha passado por alguma farmacodermia e passe a evitar o medicamento que causou”, emenda a dermatologista.

De acordo com a especialista, para tratar é preciso suspender o medicamento e tratar os sintomas como a coceira (antihistamínicos), a dor (analgésicos), a vermelhidão (corticoide tópico) e usar, no momento, sabonete para pele sensível.

INTERNADA ÀS PRESSAS

Poucas horas após receber alta da maternidade, Virginia foi hospitalizada. Em suas redes sociais, a influenciadora contou que, após ser diagnosticada com virose e reação alérgica, teve uma piora repentina dos sintomas e precisou passar mais uma noite internada no hospital.

Nos stories do Instagram, ela apareceu no leito do hospital e contou o que aconteceu: “Bom dia, bom dia! Eu sumi ontem porque eu vim pro hospital, gente. Josephino passou mais um dia dormindo no sofá, mas é porque eu continuo inchando muito e eu estava tomando o anti alérgico, mas comecei a sentir dificuldade para engolir”.

Na sequência, a apresentadora contou que já foi medicada: “A gente ficou com medo, então a gente optou por vir pro hospital. Meu dermato veio me ver, ele falou que tipo de alergia que era e que o medicamento que ele iria me passar eu não poderia voltar para casa, por motivos dele e ele está certo. Não sei explicar, mas ele achou melhor eu dormir aqui”.

Dra. Luciana Maluf

Dra. Luciana Maluf é médica dermatologista (CRM 113.699 e RQE 34.552), membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica e da American Academy of Dermatology. Especialista em estética avançada, laserterapia e peles étnicas.

Saúde Alergia Virginia Fonseca Crise alérgica farmacodermia reaçao alérgica

Leia também

Deborah Secco revela 'dieta secreta'; especialista alerta riscos

Por que Sthefany Brito sentiu medo no puerpério? Entenda período

Joelma subirá no palco de cadeiras de rodas em próximo show

Como está Maidê Mahl? Atriz segue em estado grave e não apresenta evolução

Camila Campos celebra última sessão de radioterapia: "Vitória"

Rodrigão removeu órgãos por conta de tumor: "Estava muito grande"