SAIBA MAIS!

Entenda como funciona o tratamento da doença de Xand Avião: 'Não tem cura'

Em entrevista à CARAS Brasil, a dermatologista Luciana Maluf explica como funciona o tratamento da psoríase, doença que atinge o cantor Xand Avião

Dra. Luciana Maluf

por Dra. Luciana Maluf

Publicado em 04/01/2025, às 18h40 - Atualizado em 06/01/2025, às 08h10

O cantor Xand Avião - Foto: Reprodução/Instagram @xandaviao

Grande nome do forró brasileiro, o cantor Xand Avião (42) falou sobre seu diagnóstico de psoríase, uma doença crônica que atinge a pele, pela primeira vez em 2023. Apesar de ser uma doença comum entre os brasileiros, muitos ainda não sabem como funciona o tratamento.

Em entrevista à CARAS Brasil, a médica dermatologista Luciana Maluf explica que a doença que atinge Xand Avião é extremamente importante, já que a doença não tem cura."De um modo geral, o tratamento tem que ter uma boa conversa com o paciente por ser uma doença que não tem cura, mas tem como viver sem essas lesões e de um modo que a pele possa estar bem próxima do normal."

A especialista diz que o tratamento pode variar entre casos mais leves e graves, mas que, em geral, é importante cuidar da saúde da pele e prezar pela proteção do sol. O cantor já relatou que, após o diagnóstico, decidiu começar o tratamento da condição.

Leia também: Xand Avião revela que diminuiu rotina de shows para curtir filhos e esposa

"Em uma psoríase mais leve, podemos fazer um tratamento tópico com bastante hidratação e alguns produtos chamados queratolíticos, que ajudam a suavizar esse ressecamento, câmaras de luz UVA e UVB também ajudam e até mesmo a exposição solar de forma controlada", diz. "Já nos casos mais graves, podemos lançar mão dos tratamentos via oral e das medicações chamadas imunobiológicas."

SAIBA AS POSSÍVEIS COMPLICAÇÕES DA PSORÍASE

Maluf também aponta que existem complicações mais comuns entre pessoas que, como Xand Avião, têm psoríase. "As mais comuns são devidas a essa quebra de proteção da barreira cutânea, proporcionando maior ressecamento, lesões mais ásperas, limitando o movimento e proporcionando uma maior incidência de infecções."

Ela alerta que também se deve prestar atenção na saúde mental de quem também recebeu o diagnóstico. "A maior complicação que devemos estar atentos é a psicológica, que pode mexer com a autoestima e alterar a vida dessas pessoas de forma sociocultural negativamente."

Leia mais em: Xand Avião celebra uma década de união com Isabele Temoteo: 'Coração bate mais forte'

CONFIRA PUBLICAÇÃO RECENTE NO INSTAGRAM DE XAND AVIÃO:

Dra. Luciana Maluf

Dra. Luciana Maluf é médica dermatologista (CRM 113.699 e RQE 34.552), membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica e da American Academy of Dermatology. Especialista em estética avançada, laserterapia e peles étnicas.

xand avião Psoríase

Leia também

Caso Fernanda Paes Leme: Especialista explica como funciona a mente da mulher no pós-parto

Psicóloga revela possíveis malefícios do pré-confinamento do BBB 25 nos famosos: 'Danos'

Médico avalia recuperação de Preta Gil após cirurgia de 21 horas: 'Proposta curativa'

Médica explica linha que surgiu na barriga de Brunna Gonçalves: ‘Flutuações hormonais’

Estado de saúde do maestro João Carlos Martins é atualizado após cirurgia

Isabel Veloso fala sobre tratamento contra o câncer após nascimento do filho