Os dispositivos móveis são inseridos na vida das crianças cada vez mais cedo, como alternativa aos tradicionais livros e jogos infantis. E se isso é bom ou ruim para o seu filho, vai depender de você
Em janeiro de 2011, a atriz Sandra Bullock fez uma declaração enquanto passava pelo red carpet do Globo de Ouro que deixou muitos pais surpresos: “Estou tendo alguns problemas com a tecnologia. O Louis tem um iPhone, um computador e um iPad. A cada cinco minutos, meu celular toca porque recebi alguma foto ou mensagem dele”, disse a ganhadora do Oscar de Melhor Atriz de 2010. Louis é o filho adotivo da atriz e, na época da declaração, tinha apenas um ano de idade.
Seria um exagero uma criança com essa idade já ter acesso a todas essas mídias? Depende de quem responde. Para os pais que gostam de novidades e incentivam os filhos a adotar as tecnologias, seria uma forma de entreter e preparar para um futuro sem volta dominado cada vez mais por computadores, smartphones, tablets e a web em geral. Já para alguns especialistas, seria o possível começo de muitos problemas. Apesar desses vilões tecnológicos não serem novos, a TV, o celular, o computador, os videogames e até as histórias em quadrinhos já foram consideradas inadequadas para os pequenos, desde o lançamento do primeiro iPad, em janeiro de 2010, cada vez mais o dispositivo ocupa um espaço maior dentro de casa. Muitos pais já optaram por aplicativos infantis ao invés dos tradicionais livros e jogos. A interatividade com essa tecnologia proporciona às crianças o descobrimento de um novo, e provavelmente eterno, contato com os modernos meios de comunicação.
A interação é quase inevitável e pode desenvolver nos pequenos algumas características peculiares. “A principal vantagem dos iPads com as crianças é o crescimento emocional, cognitivo e sinestésico. Elas tocam e movem objetos na tela e observam os resultados de suas ações”, diz Pasha Antonenko, professor de tecnologia educacional na Oklahoma State University, nos Estados Unidos. “Os aplicativos multimídia com vídeo, áudio e texto são baseados em estímulos que fornecem uma rica experiência perceptual e ajudam as crianças a criar e aprender”, completa.
A comparação entre tablets e livros infantis vai além da influência na aprendizagem das crianças. “As duas ferramentas têm certas limitações. Por exemplo, livros impressos podem ser pesados e podem se deteriorar com o tempo, mas os iPads podem ter di culdade para exibir um texto ou di cultar a leitura sob luz solar intensa”, diz Antonenko
Além disso, ainda existe a dúvida dos pais em inserir esses itens modernos tão cedo na vida de seus filhos. “O relacionamento das crianças com os iPads é muito precoce. Elas terão tempo de sobra para lidar com essas ferramentas durante a
vida. Não vejo essa necessidade de entrar em contato com isso tão cedo”, fala Sueli Damergian, professora doutora do Departamento de Relações Humanas do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP). “As novas tecnologias
causam fascínio nas crianças por conta das cores, desenhos e músicas e elas optam pelo novo. Mas, com isso, perdem a formação humanista”, diz.
“Elas tocam e movem objetos na tela e observam os resultados de suas ações” Pasha Antonenko, professor de tecnologia educacional
Os pais que escolhem apresentar o mundo tecnológico às crianças desde cedo devem tomar alguns cuidados. “Os pais são o exemplo dos filhos. Se eles usam muito os eletrônicos, elas também vão querer usar”, afirma Maristela Angotti, professora do Departamento de Didática do curso de Pedagogia da Universidade Estadual Paulista (Unesp). “Eles incentivam o uso por comodidade própria. Enquanto as crianças estão mexendo no iPad, ficam entretidas e quietas. Um conforto para os pais”, acrescenta.
E sociabilizar com outras crianças é uma questão fundamental para o crescimento dos bebês. “Quando as crianças utilizam somente os eletrônicos, elas têm uma alteração afetiva. O compartilhar e o sociabilizar se tornam difíceis e elas cam cada vez mais fechadas. Além disso, perdem o conceito de infância, de brincadeira com interação de amigos”, diz Maristela.
O número de aplicativos infantis disponíveis para download é crescente, assim como o aperfeiçoamento dos layouts e da interatividade. Mesmo assim, a grande questão na hora de escolher o que é adequado para seu filho é o bom senso. Dosar o tempo que a criança permanece com os tablets, unir com a interação de outros livros e jogos infantis que também desenvolvam o raciocínio e aliar tudo isso à presença e ensinamento constantes dos pais ainda parece ser a fórmula perfeita.
Entrevista
O americano Nicholas Callaway começou na literatura como escritor, se tornou editor e hoje é dono de uma das maiores agências de desenvolvimento de aplicativos infantis. A seguir, ele diz que o iPad causará uma revolução entre os bebês usuários dessa tecnologia.
O livro em seu formato original, em papel, está com os dias contados?
Provavelmente 99% dos livros que estão sendo fabricados não têm razão de existir no papel. E nos próximos dez anos, veremos uma grande mudança do impresso para o digital. Os livros vão continuar ‘vivos’, mas apenas os que têm uma razão de existir em papel (os exemplares de alto design e alto valor de produção), que se tornarão cada vez mais raros e procurados como objetos de arte.
Você acredita que as crianças que utilizam produtos eletrônicos, como o iPad, por exemplo, têm uma vantagem no processo de aprendizagem?
Se os editores utilizassem plenamente o toque baseado em interfaces interativas, isso iria tornar o aprendizado mais divertido, rápido e e caz.
Como editoras tradicionais podem se adaptar à nova era eletrônica?
Elas precisam entender que essa não é apenas uma nova plataforma. Mas sim um meio inteiramente novo, que veio para car e que altera fundamentalmente o conceito de como o conteúdo é criado, comunicado e distribuído.
Como você vê a questão da propriedade intelectual no mundo digital?
O domínio da propriedade intelectual é o centro de tudo no mundo digital. Editoras de livros impressos estão sendo deixadas de fora porque, até muito recentemente, negligenciavam a aquisição de direitos digitais e não tinham os meios criativos ou tecnológicos para explorar esses direitos.
Como é o processo de criação de um aplicativo para iPad?
É um quebra-cabeça muito complexo que requer dominar todas as mídias, mudando rapidamente a tecnologia avançada e o admirável mundo novo do marketing digital.
Como você descobriu essa ‘profissão’ de desenvolvedor de aplicativos?
Em 1991, eu vi a animação Tin Toy, de John Lasseter. Percebi que construir mundos digitalmente e em 3D iria revolucionar o ato de contar histórias. Esse foi o meu “momento ah-ha” e eu sabia que, a partir daquele ponto, o dia em que todas as mídias iriam convergir digitalmente em um dispositivo móvel estava próximo. Mudei o foco da minha empresa para a criação de propriedade intelectual que poderia ser produzida por múltiplas plataformas. Para que pudéssemos estar prontos quando os dispositivos móveis e tablets chegassem. Eu nasci para ser um editor de aplicativos, mas estive preso no corpo de um editor de livros por algumas décadas.
Quais são as razões para o aumento da procura e do interesse pelos aplicativos infantis?
As crianças de hoje estão sendo criadas com dispositivos móveis e interativos desde cedo, como meio primário. A experiência de um livro impresso linear não será mais satisfatória para eles. Portanto, com a proliferação dos tablets e dispositivos móveis, haverá uma crescente demanda por aplicativos infantis. Os lhos da ‘Geração iPad’ são o nosso público-alvo.
Você publicou uma série de livros escritos pela cantora Madonna. Você acha que livros infantis assinados por celebridades podem ter maior apelo comercial do que outros?
Somos a editora dos livros da Madonna há quase 20 anos e começamos com um livro que definitivamente não era para crianças, intitulado Sex e que ainda detém o recorde de ser o livro mais vendido de todos os tempos. Alguns anos mais tarde, quando publicamos o livro Miss Spider’s Tea Party, Madonna leu ao vivo em uma apresentação para promover seu álbum Bedtime Stories (lançado em 1994). Havia um tom de “professora” em seu jeito e isso despertou uma ideia na minha cabeça. Ela deveria escrever livros para crianças — o que ela fez e que nós publicamos quase uma década mais tarde. O primeiro, The English Roses, foi lançado em 110 países e 42 línguas diferentes no mesmo dia; uma amplitude ainda maior do que o livro Sex. Eu sabia que a ideia da Madonna escrevendo livros infantis seria ainda mais chocante do que Sex! Mas eu também sabia que os livros não seriam bem-sucedidos se não contassem uma história forte, com lições de vida importantes. E é exatamente por isso que
eles fizeram sucesso.
O iPad é a maior invenção dos últimos tempos? Podemos esperar mais?
O iPad é o dispositivo mais transformador de transmissão de informação, entretenimento e aprendizagem desde a invenção dos dispositivos móveis. Celulares e tablets, combinados com a internet e as telecomunicações, têm fundamentalmente e inalteravelmente mudado nosso mundo. E isso é só o começo...
Diversão na palma da mão
Na hora da historinha ou brincadeira, o iPad pode ser uma alternativa
Nighty Night! HD por Shape Minds and Moving Images GmbH (em inglês)
Quando chega a noite, as luzes se apagam e os animais precisam de uma ajudinha para dormir. As crianças aprendem sobre os bichos e podem tornar o jogo parte do processo de ir para a cama.
Chapeuzinho Vermelho por Manati Produções Editoriais Ltda
A tradicional história ganha uma versão interativa onde a narração pode ser feita pela Chapeuzinho e também pelo Lobo Mau. Além disso, as páginas podem ser coloridas, as roupinhas podem ser trocadas e as crianças podem gravar a sua própria versão para o conto.
Os Três Porquinhos por Manati Produções Editoriais Ltda
Os porquinhos que se protegem do Lobo Mau ganharam versão interativa, com sons divertidos, jogo da memória, quebra-cabeça e ainda um incrível passeio pelo ‘Lobomóvel’ – o carro do vilão da história!
Infinite Maze por Exact Magic So ware, LLC
As crianças entram em contato com diversos labirintos, em vários níveis, e devem conduzir uma bolinha até a saída.
Zig Zig Zaa por Nexia Mobile Solutions
O aplicativo contém dois jogos: das sombras e da memória. As crianças exercitam a criatividade, coordenação motora e a habilidade de associação.
Garbageman HD por doublele
O objetivo desse jogo é colocar todo o lixo das ruas dentro do caminhão, mas é preciso tomar cuidado com os obstáculos que surgem no caminho.
Angry Birds Rio HD por Rovio Mobile Ltd.
Os pássaros zangados vieram para o Rio de Janeiro. Na versão carioca desse aplicativo, o objetivo é salvar as araras de quem as capturou.
Racing Penguin, Flying Free - por Top Free
O pinguim precisa escapar do urso polar! Para isso, ele deve voar e deslizar pelas montanhas de neve.
Sam Phibian por 3CD
Nesse aplicativo, a criança deve alimentaro sapo com a quantidade certa de insetos, mas deve tomar cuidado com os objetos que surgem para confundir.
Miss Spider's Tea Party por Callaway Arts & Entertainment (em inglês)
O conto sobre a festa do chá da Dona Aranha ganha uma versão em 3D, com narração, quebra-cabeças, jogos e imagens para colorir. As músicas da historinha são outra atração para as crianças.
Turma da Galinha Pintadinha por ZeroUm Digital
A Turma da Galinha Pintadinha está reunida nesse aplicativo que tem músicas, animações e imagens para colorir. O personagem que conquistou o universo infantil com seus DVDs agora está disponível para as crianças também no iPad.
Fontes: Mariana Massarani, escritora e ilustradora, www.marianamassarani.blogspot.com e Roberto de Freitas, contador de histórias, www.robertodefreitas.com.br
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