Atores de Carrossel escolhem suas cenas preferidas e mostram que a novela é uma escola para pais e filhos

Juliana Cazarine Publicado em 25/07/2013, às 00h01 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

Saiba como as histórias de Carrossel influenciam o comportamento dos seus filhos - Lourival Ribeiro/SBT

É uma tarefa quase impossível encontrar uma criança, na faixa dos 10 anos de idade, que não goste da novela Carrossel. O folhetim - que termina amanhã, 26 - é considerado um fenômeno de audiência. Fica em segundo lugar no Ibope no horário em que é exibido. As crianças que assistem à novela, obviamente, estão sujeitas à influência que as histórias exibidas exercem. Para a tranquilidade dos pais, Carrossel está cheia de bons incentivos. Mas fica o alerta: “Os pais precisam saber o que os filhos assistem para mostrar o que eles podem ou não tirar como lição”, diz Juliana Mattoso Del Vigna, psicóloga. Aqui, Juliana analisa as cenas preferidas dos atores mirins e explica a influência que cada uma delas exerce sobre os pequenos telespectadores.

+ ‘Carrossel’ chega ao fim! Confira o sucesso da novela em números

+ Novelas infantis: entenda como Carrossel influencia o seu filho

Cirilo - Jean Paulo Campos  

“Foi muito emocionante gravar a cena em que o Cirilo fica esperando a Maria Joaquina (Larissa Manoela), porque o Paulo (Lucas Santos) e Kokimoto (Matheus Ueta) mandaram um bilhete dizendo que ela ia esperá-lo na casa dela, e começa a chover. Ele fica muito triste quando encontra o pai dela, depois de tomar muita chuva, e ele diz que não foi a Maria Joaquina quem mandou o bilhete e que os amigos aprontaram mais uma com ele”, diz Jean Paulo Campos. O ator revela outro motivo para gostar da cena: “gostei muito de gravar na chuva”, brinca. Gravar pode ter sido engraçado e bastante divertido, mas a mensagem que o personagem transmitiu ao telespectadores foi bem séria. “Acho que o Cirilo ensinou que as crianças não podem ser tão ingênuas e acreditar em tudo o que dizem”, comenta o ator. Mais do que isso, a cena ajudou as crianças aprenderem o que é a decepção. “A vida não é um ‘mar de rosas’ e é preciso saber isso desde cedo. Quem assistiu pôde perceber que nem sempre as coisas acontecem como esperamos. O Cirilo teve que lidar com a decepção de ser enganado pelos amigos e de esperar a menina”, diz Juliana.

Maria Joaquina - Larissa Manoela

A Maria Joaquina não é a mais querida entre os colegas de classe da Escola Mundial. Ela despreza o Cirilo, implica com a Valéria (Maisa Silva) e tem desentendimentos com outros personagens. Mas ela não é uma vilã, pelo menos é o que diz Larissa Manoela, que interpreta a personagem. “A Maria Joaquina faz as coisas sem pensar. Quando aprontam com ela na escola, ela chega em casa e chora. Não fica pensando em como vai dar o troco”, diz. E olha que aprontam mesmo com a garota. Em uma das cenas preferidas da atriz, Paulo empurra Maria Joaquina sobre seu bolo de aniversário. Mas a personagem também é autora de muita maldade. Em sua festa de aniversário, ela estragou e jogou no chão o buquê que ganhou de Cirilo. Larissa citou as duas cenas para destacar a importância da novela com o público. “A ideia é ensinar a respeitar os amigos, a não ter preconceito. Eu mesma aprendi muito com toda a história”, comenta. Cenas como essas têm seu lado bom e ruim. “É importante que os pais acompanhem o que os filhos veem para mostrar o que podem ou não tirar como lição. Na cena do buquê, por exemplo, o Cirilo teve um gesto bonito e a Maria Joaquina, não”, diz Juliana.

Jaime Palillo - Nicholas Torres

Definitivamente, Jaime Palillo (Nicholas Torres) não é o melhor aluno da classe. E não se orgulha disso! Na cena preferida de Nicholas Torres, ao tirar uma nota baixa, Jaime fugiu de casa com medo do desgosto que poderia dar aos seus pais e da bronca que poderia tomar. Na rua, o menino sofre muito, é claro. Por isso fica muito feliz ao reencontrar o pai. “A cena mexeu bastante comigo por causa de toda a situação e acho que ensinou as crianças em casa a nunca fazerem isso”, diz Nicholas. Para a psicóloga Juliana Mattoso, “toda criança tem a expectativa de ter uma boa nota para mostrar em casa”, diz. Com medo de uma bronca, Jaime preferiu fugir a enfrentar um problema que não é um bicho de sete cabeças. “Se a criança tem dificuldade de aprender, quando chega a nota, se decepciona. O caso da criança que não vai bem na escola por preguiça é diferente. Mas tudo bem tirar uma nota baixa dentro de tais limitações. O pai tem que dizer: ‘você vai conseguir’”, diz a psicóloga.

Kokimoto - Matheus Ueta

Kokimoto é aquela criança que adora aprontar com os amigos e inventar brincadeiras criativas e divertidas. “A minha cena preferida é aquela em que o Kokimoto, o Paulo, o Cirilo e o Adriano (Konstantino Antonio) foram ao espaço resgatar o amigo Chulé, que tinha ido procurar a namorada Chuleia. A gente se divertiu muito”, conta Matheus. Explorar a imaginação é sempre bom para ter novas ideias, ainda mais para uma criança. “Cenas como essa mostram à criança que é bom brincar. Brincar estimula a criatividade, o convívio em sociedade e ajuda as crianças a estabelecerem regras”, comenta a psicóloga.

Daniel Zapata - Thomaz Costa

O ator Thomaz Costa, que interpreta Daniel Zapata, escolheu como cena preferida uma em que ele e Kokimoto vão à casa de Clementina (Kiane Porfírio) animar a amiga que vive presa em casa. A tia da garota não a deixava sair para brincar com os amigos. “O fato de os dois terem ido brincar com a amiga mostra para a criança que está assistindo que é importante compartilhar e ser solícito”, diz Juliana. Mas o que fez Thomaz escolher a cena não foi a mensagem, e sim a diversão. “Nessa cena, o Kokimoto explode uma bomba e a imagem tem efeitos especiais. Foi muito legal”, conta o ator. Fica aí o alerta para os pais: “A criança pode pensar que é normal jogar uma bomba ou algo do tipo em casa. E, se tentar fazer igual, pode se machucar”, alerta a psicóloga.

Bibi Smith - Victória Almeida Diniz

Bibi Smith (Victória Diniz) faz questão de manter um bom relacionamento com as colegas de classe. A cena preferida da atriz que interpreta a personagem é justamente uma em que Bibi está com as amigas...brincando, é claro! “Nós fomos à casa da Marcelina fazer cupcakes. Mas começamos uma guerra de comida e fizemos uma bagunça. Foi bem divertido gravar”, conta Victória. Mas, para as personagens, a história não terminou muito bem. “A mãe da Marcelina chegou e deu uma bronca nela”, diz a atriz. “Acho que isso ensinou às crianças de casa a nunca chamarem as amiguinhas para fazer cupcake”, continua. A psicóloga Juliana Mattoso pensa diferente. “Vendo a bronca, a criança que estava em casa pôde perceber que pode brincar, mas não pode passar dos limites. E quem estabelece esse limite é o adulto”, diz.

Paulo Guerra - Lucas Santos

Paulo Guerra (Lucas Santos) é o mais travesso da turma do Carrossel. Ele apronta com os amigos e sempre se mete em confusão. Mas é um carinha muito engraçado. “Imitei o Silvio Santos na novela três vezes e foram as minhas cenas preferidas. Eu me diverti e fiquei muito orgulhoso. Afinal, fazer isso não é para qualquer um”, diz o animado Lucas. Para ele, as crianças em casa “racharam o bico”. “É sempre bom incentivar a diversão. Imitar estimula a capacidade de observar e criar da criança”, diz a psicóloga Juliana.

Marcelina Guerra - Ana Victória Zimmermann

Marcelina Guerra (Ana Victória Zimmermann) é o oposto do irmão Paulo. É doce, delicada e amorosa. Ana Victória, que interpreta a personagem, também é. A cena preferida da atriz mirim é aquela em que as crianças de Carrossel acampam dentro da escola. “Acampamentos são bons para conhecer melhor os amigos. E lá [na novela], os personagens conheceram melhor a escolha também”, diz Ana Victória. Acampamentos supervisionados são ótimas oportunidades para dar liberdade ao filho de dormir fora de casa, e ter a certeza de que ele será bem cuidado, já que está com os professores. A cena mostrou para as crianças o quanto é bom estar com os amigos, mas também ensinou uma lição aos pais. “Se o pai nunca deixou o filho dormir fora, pode ficar mais tranquilo sabendo que ele está na escola. E logo ele vai querer vivenciar esse tipo de experiência”, diz Juliana Mattoso.

+ 'Saramandaia': a força dos remakes! Relembre 10 novelas que voltaram à TV

Bebê Maísa Larissa Manoela Maísa [11298] Larissa Manoela [62169] Lucas Santos Lucas Santos [62270] Nicholas Torres [62273] Nicholas Torres Thomaz Costa Thomaz Costa [62276]

Leia também

Filha de Hulk Paraíba esbanja fofura em cliques de mesversário: 'Princesinha'

Tays Reis diverte a web ao flagrar filha comendo ração escondida

Isabelle responde a questionamentos sobre suposta gravidez com Matteus Amaral

Zefa de 'Pantanal', atriz Paula Barbosa compartilha detalhes de segunda gestação

Vem neném? Hariany se pronuncia sobre rumores de gravidez com filho de Leonardo

Na reta final da gravidez, Viih Tube mostra itens da mala de maternidade