GRAMMY 2025

Ministério da Cultura repudia Grammy por atitude com Milton Nascimento

O cantor Milton Nascimento não teve direito a lugar na mesa principal do Grammy pois a organização teria determinado apenas os artistas "que eles queriam no vídeo"

Lívia Carvalho

por Lívia Carvalho

lcarvalho_colab@perfilbr.com.br

Publicado em 04/02/2025, às 17h44 - Atualizado às 18h13

Ministério da Cultura publica nota de repúdio ao Grammy por tratamento dado a Milton Nascimento - Foto: Matt Winkelmeyer/ Getty Images

Nesta terça-feira, 4, o Ministério da Cultura publicou uma nota de repúdio à organização do Grammy Awards pela decisão de alocar o cantor brasileiro Milton Nascimento nas arquibancadas em vez das mesas do salão principal, próximas ao palco. Diante disso, o artista optou por não comparecer à cerimônia, que aconteceu neste domingo, 2.

Leia a nota na íntegra

“O Ministério da Cultura (MinC) manifesta repúdio ao tratamento dispensado ao cantor, compositor e multi-instrumentista brasileiro, Milton Nascimento, na cerimônia do Grammy 2025. A decisão da Academia de posicioná-lo em um local incompatível com sua trajetória, prestígio internacional e necessidades físicas demonstra falta de sensibilidade e respeito a um dos maiores nomes da música brasileira”, inicia.

“Milton Nascimento, ícone da cultura nacional, coleciona prêmios e reconhecimentos que atravessam gerações e fronteiras. Sua obra influenciou artistas em todo o mundo, elevando a música brasileira a patamares de excelência. Com sua voz única e composições memoráveis, Milton seguirá sendo celebrado por aqueles que compreendem e respeitam sua imensa contribuição à música”, segue.

Por mim, o Ministério reitera a declaração feita pela equipe do músico, dizendo que “o Brasil é gigante, tal qual é Milton Nascimento”.

Entenda o caso

O brasileiro estava indicado a Melhor Álbum Vocal de Jazz com a musicista Esperanza Spalding. De acordo com a publicação de Milton, a justificativa da organização pela proibição do artista de se sentar na mesa do salão principal foi de que “ficariam nas mesas apenas os artistas que eles queriam no vídeo”.

Spalding, por sua vez, lamentou o ocorrido e homenageou o músico, levando uma plaquinha com o rosto dele com o recado: “Essa lenda viva deveria estar sentado aqui”. “Estou brava porque essa lenda viva não foi considerada importante o suficiente para sentar entre os principais artistas, ou como quer que as mesas no andar principal sejam organizadas. Então, tive que trazê-lo comigo”, explicou.

Leia também: Leitura Labial revela o que Kanye West disse para a namorada no Grammy

Lívia Carvalho

Lívia Carvalho é formada em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e, atualmente,  é repórter do Grupo Perfil. Antes, foi repórter do Portal iG e da TV Gazeta. Na cultura pop, é Crítica de Cinema e realiza entrevistas com talentos do cinema, streaming e da música.

milton nascimento

Leia também

Thay Bergamim recorda momentos de crise crescendo em frente às câmeras: 'Questão'

Giulia Costa desabafa sobre comparações com a mãe, Flávia Alessandra: 'Haja terapia'

O que aconteceu entre noivo e sogro de Marina Ruy Barbosa? Entenda

Ex-namorados, André Marques e Fernanda Vasconcellos reaparecem juntos

Biah Rodrigues fala sobre transformações no corpo após três gestações: 'Instrumento de Deus'

Ex-BBB Davi Brito ironiza notícia de supostas dívidas: 'Quem vai me ajudar?'