Homenagem

Cate Blanchett cita Clarice Lispector durante premiação

Cate Blanchett foi homenageada em uma premiação de cinema na Espanha e citou a escritora brasileira Clarice Lispector em seu discurso

Giovanna Prisco

por Giovanna Prisco

gprisco_colab@perfilbr.com.br

Publicado em 23/09/2024, às 20h31

Cate Blanchett - Foto: Getty Images

Recentemente, Cate Blanchett foi homenageada no Festival de Cinema de San Sebastián, na Espanha, com o prêmio Donostia pelo conjunto e sua obra.

Durante seu discurso, a atriz surpreendeu ao citar a escritora brasileira Clarice Lispector (1920 - 1977). "Vivemos em tempos incertos e busco coragem em Clarice Lispector, a absolutamente genial autora brasileira. Ela diz: 'Existem certas vantagens em não saber. Como um território virgem, a mente está livre de equívocos. Tudo o que não conheço constitui a maior parte de mim: esta é a minha dádiva'", disse Cate.

Em seguida, a atriz australiana continuou o seu discurso. "E com esse não saber, eu entendo tudo. Eu vivo com esperança. A jornada continua. Só existem ilhas de certezas. Então, muito obrigada por esta pequena ilha de certeza esta noite".

Após a cerimônia, a famosa concedeu uma entrevista coletiva e citou Lispector novamente, destacando sua relevância. "Tenho lido Clarice Lispector, a incrível escritora brasileira. E ela diz: 'É preciso muito esforço para ser simples'. Geralmente, coisas que parecem sem esforço exigem muita preparação", afirmou.

O último trabalho de Cate Blanchett foi no filme Tár, de 2022, em que ela deu vida à protagonista Lydia.

 

Almoço real

Recentemente, Cate Blanchett participou do programa Watch What Happens Live, apresentado por Andy Cohen, e revelou que já almoçou no Palácio de Buckingham ao lado de ninguém mais ninguém menos do que Rainha Elizabeth II (1926 - 2022).

Porém, a atriz nunca soube o motivo de ter sido convidada. "Eu não sei. O chefe do corpo de bombeiros estava lá e Helen Fielding — não a romancista, a cientista — estava lá", disse ela.

Além disso, a artista contou que Príncipe Philip (1921 - 2021) pediu ajuda com um aparelho eletrônico. "Eu pensei que talvez fosse porque interpretei sua ancestral, a Rainha Elizabeth I, mas quer dizer, o Príncipe Philip apenas perguntou se eu poderia ajudá-lo com o DVD player dele porque eu era atriz", disse, aos risos.

"E você ajudou ele?", perguntou o apresentador. "Não, eu não ajudei. Eu não sou técnica".

Giovanna Prisco

Giovanna Prisco repórter do site CARAS. Formada em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, atua na área do entretenimento desde 2018, tendo passagem pelo site OFuxico.

Príncipe Philip Rainha Elizabeth II rainha Elizabeth príncipe Philip Clarice Lispector Cate Blanchett

Leia também

Juliette Freire esbanja amor ao curtir Rio de Janeiro com namorado

Grávida de Luan Santana, Jade Magalhães deixa a barriguinha à mostra

Andressa Suita quebra o silêncio após Gusttavo Lima ter prisão decretada

Karoline Lima chora ao desabafar sobre ataques que recebe na web

Assessoria de Gusttavo Lima se pronuncia após mandado de prisão

Após perrengue, Paolla Oliveira desembarca no Brasil