CARAS Brasil
Luto

Atletas morrem em acidente de avião e helicóptero nos EUA

Saiba quem são os atletas famosos que morreram na colisão de um avião e um helicóptero nos Estados Unidos

por Priscilla Comoti

pcomoti_colab@caras.com.br

Publicado em 30/01/2025, às 10h03

Evgenia Shishkova e Vadim Naumov - Foto: Getty Images
Evgenia Shishkova e Vadim Naumov - Foto: Getty Images

O acidente entre uma avião comercial e um helicóptero militar nos Estados Unidos causou comoção mundial. As aeronaves colidiram no céu de Washington D.C. e todos os passageiros morreram. Entre as vítimas estavam atletas famosos.

De acordo com a imprensa internacional, atletas da patinação artística dos Estados Unidos e da Rússia estavam no avião que caiu. Evgenia Shishkova, de 52 anos, e Vadim Naumov, de 55 anos, eram campeões mundiais russos e estavam no avião, entre outros atletas da patinação.

Evgenia e Vadim eram conhecidos pela patinação em duplas e conquistaram o Campeonato Mundial em 1994, antes de mudarem para os Estados Unidos e se tornarem treinadores.

O voo levava atletas, treinadores e suas famílias após eles terem ido ao Campeonato de Patinação Artística dos EUA no Kansas. "Esses atletas, treinadores e familiares estavam retornando do National Development Camp, realizado em conjunto com o Campeonato Nacional de Patinação Artística dos EUA em Wichita, Kansas. Estamos devastados por essa tragédia indescritível e mantemos as famílias das vítimas em nossos corações. Continuaremos acompanhando a situação e divulgaremos mais informações assim que estiverem disponíveis", informou organização US Figure Skating. 

Evgenia Shishkova e Vadim Naumov - Foto: Getty Images
Evgenia Shishkova e Vadim Naumov - Foto: Getty Images

 

Como foi o acidente?

Um avião com 64 pessoas, entre passageiros e tripulantes, colidiu com um helicóptero do Exército dos Estados Unidos enquanto estava indo para Washington após decolar do Kansas. A colisão aconteceu no ar poucos metros antes do pouso.

De acordo com as autoridades dos Estados Unidos, o acidente não teve sobreviventes. Agora, as equipes buscam pelos corpos e a investigação foi iniciada para entender o motivo da colisão.

O acidente da Voepass

As investigações sobre a queda do avião da Voepass seguem em andamento nas autoridades aéreas do Brasil. No início de setembro de 2024, quase um mês após o acidente em Vinhedo, no interior de São Paulo, que matou 62 pessoas, o Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) divulgou um relatório preliminar com as informações que foram recolhidas da caixa-preta até o momento.

O relatório informou os dados factuais que já foram coletados. Estes dados mostraram que a aeronave estava certificada para voar em condições de formação de gelo, a tripulação era qualificada e tinha informações meteorológicas, houve formação de gelo severo durante o voo, a tripulação não declarou emergência e aconteceu a perda de controle durante o voo.

Além disso, o Cenipa informou que o copiloto declarou que havia bastante gelo na aeronave apenas um minuto antes da queda. Logo depois, os pilotos perderam o controle da aeronave.

Antes da queda, o avião recebeu a autorização para iniciar a curva em direção ao aeroporto. Porém, neste processo, o controle foi perdido. A aeronave virou para o lado contrário e girou cinco vezes na posição de parafuso até atingir o chão. 

Durante o voo, o piloto não declarou estado de emergência em nenhum momento e a aeronave não apresentava defeitos técnicos que impossibilitassem o voo. Além disso, a caixa-preta registrou ruídos e vibrações no momento em que o controle foi perdido e um dos tripulantes informou que havia problema no sistema de degelo. "Existiram duas vezes nos gravadores de voo de voz. Em uma delas, o piloto comenta que houve falha no sistema de airframe [antigelo]. Na segunda delas, o copiloto comenta 'bastante gelo'. Foram duas vezes que foi comentado durante o voo de 1h e 10 minutos sobre o gelo”, informou tenente-coronel Paulo Mendes Fróes.

Agora, a investigação seguirá com exames de materiais e testes dos equipamentos, entrevistas e análise de procedimentos operacionais e de manutenção.

Leia também: Mãe de Liz fala sobre morte da filha em acidente da Voepass: 'O melhor de mim se foi'

Priscilla Comoti é editora de conteúdo do site CARAS. Ela é formada em jornalismo e em audiovisual, já passou pelos sites Contigo!, Minha Novela, TiTiTi, Mais Novela e Portal Márcia Piovesan. Escreve sobre celebridades, notícias sobre a família real britânica, TV, reality show e novelas.

acidente estados unidos helicóptero avião

Leia também

Irritada, Samara Felippo desabafa após racismo contra a filha: "Nada aconteceu"

Marcello Novaes termina namoro 'discreto' com influencer após três anos juntos

Danilo Gentili se pronuncia sobre denúncia de estupro contra Otávio Mesquita

Virginia Fonseca ganha presente luxuoso de Zé Felipe: 'Me mimou'

Causa da morte de Michelle Trachtenberg, atriz de Gossip Girl, é revelada

Mariano revela novas fotos do casamento com Jakelyne: "Ainda em êxtase"