Alessandra Negrini, Claudia Ohana, Fabíula Nascimento, Isabel Fillardis e outros famosos prestigiaram a entrega do Troféu Redentor, na noite de encerramento do Festival do Rio 2012, nesta quinta-feira,11, no Cine Odeon
O Festival do Rio anunciou na noite desta quinta-feira, 11, os vencedores do Troféu Redentor da 14ª edição do evento da indústria cinematográfica. O resultado, anunciado na cerimônia comandada por Maria Clara Gueiros (47) e Lúcio Mauro Filho (38), no Cine Odeon, consagrou o longa-metragem O som ao redor, primeiro longa do diretor pernambucano Kléber Mendonça Filho.
Otávio Müller (47) e Alessandra Negrini (42) receberam o prêmio de melhor ator e melhor atriz coadjuvante por O Gorila, de José Eduardo Belmonte, desta edição. Leandra Leal (30), que não
compareceu ao festival por estar de férias, recebeu o prêmio de melhor atriz, por Éden, e Caco Ciocler (41) como ator coadjuvante por Disparos. O casal Lucy Barreto e Luiz Carlos Barreto foi homenageado na noite.
"Sou um ator de formação teatral. Quando resolvi fazer cinema, Rodrigo Teixeira me trouxe esse filme. Agradeço profundamente a ele. Logo veio o Belmonte, que eu acho genial. Personagem não se faz sozinho. Fiz ele com a equipe toda. Também agradeço a Alessandra Negrini e a todos os atores do elenco. Quero dedicar o prêmio a minha família, a minha mulher. Nasci para ser ator e também para ser pai. Amor, é pra gente!", disparou emocionado o ator Otávio Müller, que também recebeu elogios da colega de cena.
"Esse filme foi uma alegria, um prazer desde o início. Isso é raro de acontecer e se deve ao Belmonte. Mas também dedico esse prêmio ao Otávio Müller. Foi um prazer fazer par com ele. E dedico ao meu amado", disse Alessandra Negrini se referindo ao namorado, o fotógrafo
João Wainer.
Apesar de O som ao redor ter recebido o prêmio máximo, Disparos, de Juliana Reis, foi o mais premiado da noite. Pela escolha do público, o vencedor de Melhor Filme foi A Busca, de Luciano Moura. O melhor documentário foi Hélio Oiticica, de César Oiticica Filho.
Em duas semanas, o Festival do Rio exibiu 427 longas em 30 salas, para cerca de 280 mil pessoas. O Júri Oficial da Première Brasil foi composto pela produtora Lucy Barreto (presidente), pelo diretor e produtor Marcos Prado, pelo diretor de fotografia Renato Falcão e pelo diretor de Cinema do Museu de Arte Moderna de Nova York - MOMA, Rajendra Roy. Pelo tapete vermelho do evento ainda desfilaram celebridades que estavam concorrendo ao troféu Redentor ou entregaram o prêmio aos laureados. Entre eles, Marcos Frota (56), Isabel Fillardis (39) e Christiane Torloni (55). Após a premiação, aconteceu uma festa no Pavilhão.