Ana Maria Braga em prêmio a cientistas
Evento incentiva os projetos desenvolvidos por mulheres
Redação Publicado em 28/09/2009, às 17h53 - Atualizado às 18h01
A luta feminina na área científica recebeu o apoio da apresentadora do Mais Você, Ana Maria Braga (60), e da primeira-dama do Estado do Rio, a advogada Adriana Ancelmo (39), no Copacabana Palace. Elas prestigiaram a 4a edição do Programa L'Oréal/Unesco Para Mulheres na Ciência. Entre 271 trabalhos inscritos, o projeto contemplou os de sete jovens pesquisadoras, que receberam bolsa-auxílio de 20000 dólares. "Estou rodeada de mentes brilhantes. Fiz história natural, biologia, onde olhava o futuro através dos laboratórios, e até genética, mas a vida me levou para outro lado", discursou Ana Maria, ao lado de Cristina Gouvêa Vieira, herdeira do médico e cientista Carlos Chagas Filho (1910-2000).
A premiação, comandada pela jornalista Renata Capucci (36), teve como anfitrião o presidente da L'Oréal Brasil, François-Xavier Fenart (47). "Acreditamos que, ao incentivar jovens pesquisadoras brasileiras, estamos impulsionando a ciência e colaborando com o futuro do país", afirmou Fenart.
Foram premiadas pelo programa, com apoio da Academia Brasileira de Ciências a psiquiatra Sheila Caetano (34), por projeto sobre transtorno bipolar; a patologista Lea Grinberg (32), que estuda o envelhecimento cerebral; a especialista em astrofísica estelar Elysandra Figueredo (30), pela criação de catálogo das estrelas de alta massa; Alexandra Zugno (30), formada em farmácia, com trabalho sobre esquizofrenia; Flávia Meotti (29), doutora em bioquímica toxicológica, que analisa processos inflamatórios na bexiga; a química Annelise Casellato (30), pelo papel dos metais nos materiais biológicos em pesticidas; e Valéria Sandrim (31), doutora em farmacologia, pela avaliação da pré-eclâmpsia em gestantes a partir de 20 semanas.