Paulo Coelho encerra ciclo com celebração para São José

Com Chris, ele faz em Praga a última homenagem ao Santo

CARAS Publicado em 24/03/2016, às 08h14

Apoiado pela artista plástica, o autor brasileiro mais vendido no mundo se despede, emocionado, da tradição de 30 anos. - ALVARO TEIXEIRA

O escritor Paulo Coelho (68) encerrou no sábado, 19, em Praga, uma tradição. Após 30 anos de celebrações pelo dia de São José, uma promessa herdada da família por ter sobrevivido a complicações no parto, ele e a mulher, a artista plástica Christina Oiticica (64), escolheram a capital da República Tcheca como último cenário da sua grande festa em homenagem ao santo, que já foi realizada em diversos países. “Certos ciclos precisam ser fechados, como tudo o que acontece na vida. Portanto, a festa de São José em Praga fica sendo a última. Guardaremos, todos, a lembrança dessa mágica cidade, o lugar extraordinário, as preces, a música, a celebração da vida. E sobretudo, a celebração da amizade”, disse Paulo, após a festa, enfatizando a importância de Praga em sua vida.

No inverno europeu de 1982, em viagem a países do então Leste comunista, ele e Christina estiveram por lá. À época, contou, “tinha tudo, mas não era feliz”. Então, pediu em oração ao Menino Jesus de Praga, de quem o casal é devoto, que o ajudasse a tornar-se um escritor renomado. Em troca, ofereceria um novo manto para adornar a imagem que está guardada em um altar da Igreja de Nossa Senhora Vitoriosa. Em 2005, já como o autor brasileiro mais lido do planeta e uma celebridade mundial, voltou e levou à igreja peça bordada pela sogra, Paula Oiticica, que morreu em junho de 2015, aos 83 anos.

No Palácio Lobkowicz, uma construção do século XVI no Complexo do Castelo, onde moram o príncipe William Lobkowicz (55) e sua mulher, a princesa Alexandra (53), Paulo recebeu cerca de 160 convidados. Entre eles estava o desenhista de rua tcheco Ivan Tomek, de quem comprou uma gravura por um dólar na sua visita a Praga na década de 1980. O escritor, que havia feito uma grande pesquisa nas redes sociais para encontrá-lo, dedicou a ele palavras carinhosas no seu discurso, antes de iniciar as orações, realizadas em 14 línguas.

Os convidados foram brindados ainda com um jantar em que se destacaram iguarias tchecas — como prato principal, o peito de pato assado com confit de cebola — e a apresentação da banda grega 24 Ores. Atendendo a solicitação para eleger uma música dos Beatles que resumisse a essência da festa, Paulo cantou trecho do sucesso All You Need is Love. Um fato na organização do evento chamou a atenção de Christina. “Dos três vinhos tintos que poderiam ser oferecidos, foi escolhido o argentino Doña Paula, nome da minha mãe, que chegou a morar nesta cidade, na subida para o palácio”, contou Christina emocionada.

 

Viagem paulo coelho Paulo Coelho [15061] República Tcheca [5805] República Tcheca Praga [5806] Praga

Leia também

Vera Fischer chama atenção ao mostrar passeio na Disney com a filha

Jojo Todynho desembarca em Angola em meio ao processo de adoção

Carla Perez e Xanddy comemoram 23 anos de casados com viagem especial

Anitta abre álbum de fotos ao lado do namorado em meio à natureza

Sabrina Petraglia curte férias com a família nas Maldivas: ‘Mais felizes’

Ary Mirelle revela destino da lua de mel com João Gomes: 'Chegamos'