Congresso norte-americano é proibido de editar páginas na Wikipédia após polêmica com atriz de 'Orange Is The New Black'

Um computador do Congresso trocou a palavra "transexual" pela expressão "um homem querendo ser mulher" para se referir a atriz Laverne Cox

CARAS Digital Publicado em 21/08/2014, às 11h03 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

Laverne Cox - Getty Images

O Congresso norte-americano foi proibido nesta semana de fazer alterações nas páginas da Wikipédia após a polêmica envolvendo Laverne Cox, da série Orange Is The New Black.

Uma pessoa utilizando um computador do Congresso entrou na página de Laverne no site e alterou a palavra "transexual" para "homem querendo ser mulher".

O endereço de IP, registrado de dentro do Congresso, não pode ser rastreado até um computador específico. Neste caso, a Wikipédia resolveu proibir a edição em todas as máquinas pelo período de um mês. Anteriormente, já havia sido imposta uma restrição para alterações de dez dias.

Cox dá vida à personagem Sophia Burset na série OITNB e foi a primeira transexual a obter uma indicação no Emmy Awards na categoria de melhor atriz convidada em série de comédia.

Recentemente, o jornal Folha de S.Paulo divulgou que computadores da Presidência da República do Brasil e do Serviço Federal de Processamento de Dados editaram a seu favor diversas páginas da Wikipédia entre 2009 e 2014, mostrando que o problema das alterações não se restringe aos Estados Unidos.

TV Laverne Cox [74694] Laverne Cox

Leia também

Lady Gaga estará na segunda temporada da série Wandinha

Helicóptero da Globo faz pouso de emergência

Sabrina Sato faz primeira aparição em público após perder o bebê

Há 15 anos morria Mara Manzan; atriz precisou ser afastada às pressas de novela da Globo

Lapenda e Daniela Escobar

Angélica abre o jogo sobre as namoradas dos filhos: ‘Sogra fofinha’