Detonada!

Autora da Record apostou em novela sobre nazismo; relembre polêmica

Novela da Record TV foi rejeitada por telespectadores ao abordar nazismo na trama

Surenã Dias Publicado em 03/01/2023, às 07h00

Novela Vitória gerou polêmica ao contar com núcleo de personagens neonazistas - Foto: Reprodução/ Record TV

A novela Vitória, exibida originalmente no ano de 2014, definitivamente é uma das produções mais polêmicas da Record TV nos últimos anos. O folhetim, assinado por Cristianne Fridman (61), atraiu uma série de críticas para a emissora por contar com um núcleo neonazista.  

Na época, o projeto foi anunciado como inovador, visto que a Record passou a apostar cada vez menos em tramas contemporâneas. No entanto, a história que mostrava um grupo de jovens liderados pela personagem Priscila, interpretada pela atriz Juliana Silveira (42), acabou roubando a cena negativamente. 

Durante toda a novela, o grupo, que também contava com os personagens Paulão (Marcos Pitombo) e Enzo (Raphael Montagner), cometerem atos de racismo, lgbtfobia e atentados terroristas. Por exempolo, em seus primeiros capítulos, a trama polemizou ao mostrar a cena do assassinato de um homem negro. 

Cena pesada da novela Vitória Priscila atropelando o flanelinha #Vitoria #NovelaVitoria #Topíssima #ProvaDeAmor #Gênesis #NovelaGênesis pic.twitter.com/QzqwfBdyPW

— Augomedis Gomes 🌻⚔️👑 (@AugomedisG) May 28, 2021

Conforme o site Notícias da TV, uma pesquisa com telespectadores revelou que a maior parte do público da novela não aprovou as cenas de violência gratuita. Além disso, também foi destacado o baixo desempenho de Juliana Silveira enquanto vilã, já que ela sempre foi conhecida por suas doces mocinhas.

QUASE RETORNOU AO AR

No ano de 2019, Vitória chegou a ter sua reexibição cogitada pela Record TV, mas a emissora desistiu. Isso porque a trama iria estrear poucos dias após o massacre ocorrido em uma escola de Suzano, na Grande São Paulo. O atentado vitimou 10 pessoas.

De última hora a rede de Edir Macedo, então, decidiu reprisar Caminhos do Coração, de 2007. A justificativa seria que a novela contava com cenas que poderiam ser associadas a atos terroristas e esse não era o momento adequado. 

Vale lembrar que apesar de ser escalada para retornar ao ar, Vitória não foi uma produção de sucesso da Record TV. Na época, a trama marcou uma audiência média de apenas 5,8 pontos. Sendo o pior resultado de uma novela da emissora em toda a história. Ela fica atrás apenas de Alta Estação (2006) e Pecado Mortal (2013).

novela Vitória nazismo Record TV Cristianne Fridman

Leia também

Bruna Marquezine arrasa com vestido vermelho em evento

Novo jurado do Masterchef antecipa desafios da versão confeitaria do programa: 'Exigiu bastante'

Sabrina Sato volta ao trabalho uma semana após perder o bebê

Ana Maria Braga faz desabafo após afastamento da Globo: 'Me expulsaram'

Destaque no Teleton, Tiago Barnabé reforça amizade com Eliana: 'Ela está feliz na Globo e eu também'

Ludmilla diz que Brunna despertou nela sonho de ser mãe: 'Nunca tinha pensado'