Ator que faleceu há 17 anos, no dia 21 de janeiro, estava no ar em novela das seis da Globo quando sofreu com um aneurisma e mudou rumo da trama
Em 21 de janeiro de 2008, há 17 anos, falecia o ator Luiz Carlos Tourinho, estrela de novelas e atrações de humor da Globo. Luiz morreu com 43 anos de idade, após ser vítima de aneurisma cerebral. A perda desfalcou o elenco da novela Desejo Proibido, onde o intérprete dava vida ao fofoqueiro Nezinho. Relembre a trajetória do artista e o desenrolar de seu personagem na trama de Walther Negrão.
Luiz Carlos Tourinho era natural de Niterói (RJ) e iniciou sua jornada artística no teatro ainda jovem, motivado a vencer sua timidez. Formado no icônico Tablado, sob a orientação de Maria Clara Machado, ele explorou diferentes funções nos bastidores antes de subir ao palco. Sua estreia aconteceu em O Embarque de Noé (1982).
Na televisão, ele conquistou o público com alguns papéis memoráveis, como seu trabalho interpretando Edilberto em Suave Veneno (1999), que lhe rendeu o prêmio de ator revelação em uma votação popular. Tourinho participou de novelas como Kubanacan e humorísticos como Sai de Baixo e Sob Nova Direção. No cinema, acumulou sucessos como For All – O Trampolim da Vitória e Quem Matou Pixote?.
O intérprete também era conhecido por sua visão prática sobre a profissão de ator. Ele acreditava que a carreira artística exigia dedicação e construção contínua: "Tudo na vida precisa de um começo", relembra uma matéria da CARAS Brasil publicada em seu falecimento.
No ar como o fofoqueiro Nezinho em Desejo Proibido, Tourinho deixou um vazio na novela. Após sua morte, Walther Negrão optou por encerrar a participação do personagem com uma saída repentina: Nezinho foi mostrado deixando a cidade para reencontrar sua mãe depois de deixar um colchão cheio de dinheiro em doação à paróquia do Padre Inácio (Marcos Caruso). As cenas foram feitas utilizando imagens de arquivo e gravações com dublê.
O elenco e amigos do ator, incluindo nomes como Ingrid Guimarães, Heloísa Périssé e Murilo Rosa, estiveram presentes em seu velório, destacando o legado como artista e as amizades conquistadas pelo intérprete.
Além das novelas e programas de TV, ele acumulou oito filmes e 20 peças infantis, incluindo O Gato de Botas (1987), que lhe rendeu o Mambembe de Melhor Ator; e 21 peças adultas, ganhando o prêmio Qualidade Brasil de Melhor Ator de Teatro de Comédia.
Leia também: Latino conhece filha adolescente após 16 anos e declara: 'Quebrar essa barreira'
Funcionária do Mais Você é socorrida às pressas nos bastidores do programa
Morre Francisco San Martin, ator da série Jane the Virgin, aos 39 anos
Ex-Shark Tank, Camila Farani se desafia em novo formato no Times Brasil: 'Isso mudou tudo'
Por que Luiz Bacci saiu da Record? Jornalista rompe o silêncio e revela motivo
Famosos vão ao velório do apresentador Léo Batista no RJ
César Tralli celebra retorno à Globo após férias em família: 'Alegria'