Em viagem pela Ásia, a atriz e escritora revela qual é sua fórmula de beleza
No auge de seus 66 anos, Bruna Lombardi desafia a lógica do tempo. Dona de beleza imutável, a atriz, cineasta e escritora conserva a mesma jovialidade com a qual encantou o Brasil e que a fez despontar como uma das grandes musas nacionais — título que até hoje lhe cabe com perfeição.
O sorriso contagiante, a voz doce e calma e os atentos olhos azuis também parecem ter ficado inabaláveis ao transcorrer dos anos. O segredo? Bruna é taxativa em sua resposta. “Beleza é energia e está ligada ao nosso interior. Gosto do contato com a natureza, sou grata pela vida, sempre tive uma busca espiritual e, acima de tudo, faço tudo com amor. Se você alimenta seu bem-estar, naturalmente, isso reflete de forma positiva em seu exterior”, diz ela, sempre incentivando outras mulheres a fugirem do lugar-comum. “Temos que quebrar estes padrões que a sociedade impõe, afinal, toda mulher tem sua beleza. Do que adianta estar toda arrumada, produzida e jogar lixo na rua, por exemplo?”, indaga a beldade, que se aproximou ainda mais de seus ideais de vida e de espiritualidade durante mais uma viagem à Ásia, com roteiro que incluiu paradas em cidades de Mianmar, Camboja e Tailândia. “Sou apaixonada por estes lugares distantes, não apenas em termos geográficos, mas também culturais. A Ásia, em geral, tem um comportamento de delicadeza, de respeito pela natureza e de valorização das coisas simples do dia a dia”, aponta ela, que viajou acompanhada do eleito, o ator e diretor Carlos Alberto Riccelli (72), e do filho, o também ator Kim Riccelli (38). “Visitamos mercados, feiras e, claro, muitos templos. Eles conservam muito suas tradições e seu passado, então, é como se fizéssemos uma viagem ao tempo. A gastronomia deles também é um capítulo à parte, muito saborosa. Adoro provar pratos diferentes, então, provei de tudo!”, confessa.
Falar de Bruna, no entanto, não é apenas falar de uma mulher deslumbrante e cheia de predicados físicos. Inteligente, empoderada, fiel defensora do meio ambiente e dos animais, Bruna sempre esteve à frente de seu tempo. “Esses dias vi uma entrevista que dei quando tinha uns 20 anos e percebi que as mesmas coisas que falo hoje sobre beleza, empoderamento, espiritualidade... Já falava naquela época. Sempre tive muita coerência no que falo, penso e faço. Ao longo desses anos, a mudança foi apenas no sentido de criar ainda mais consciência sobre tudo isso e fortalecer as raízes desse pensamento. Acredito que essa constância me deu a credibilidade que tenho hoje.”
No dia a dia, a paulistana é prática e sem frescuras. “Eu nunca fiz dieta na vida, aliás, sou totalmente contra. A gente precisa de alimento! Lógico que é preciso ponderar e, se em um fim de semana você comer muito chocolate, por exemplo, nos dias seguintes você reduz um pouco, mas para se desintoxicar, não para emagrecer”, explica a loira, adepta da musculação, yoga e pilates. “Eu não sinto pressão para nada. Muitas pessoas se desgastam na busca pelo corpo perfeito e este não é o caminho”, reforça ela.
Com a mesma determinação e tranquilidade com que rege as suas convicções, Bruna alimenta a alma e o coração. Apesar de não se preocupar com a contagem cronológica, já são 41 anos de um relacionamento maduro e cheio e amor ao lado de Riccelli. “Daria para escrever um livro sobre esta coisa de fórmula de sucesso para um casamento. Não se trata de ter posse, mas de desejar o bem e a felicidade de quem você ama”, ensina ela, que divide não apenas os sentimentos, mas também o trabalho com o eleito. O casal acaba de filmar a segunda temporada da série A Vida Secreta dos Casais, da HBO, com estreia para o meio do ano. A produção conta com o par no elenco e traz roteiro feito por Bruna, além de direção de Riccelli e do filho, Kim. “É gostoso trabalhar em família, temos harmonia”, festeja a atriz.
Diante de tanta tranquilidade, há de se pensar que Bruna não tem seus momentos de fúria. Sim, ela tem e não os nega! “Há muitas coisas que me tiram do sério: injustiças, prepotência, descuido com a natureza e os animais... Ver estas coisas me enlouquece e eu viro o bicho. Brigo com pessoas bem maiores que eu e não tenho medo porque sei que tenho razão”, fala ela, sem jamais perder a esperança na humanidade. “Temos muito que aprender com o Oriente. Eles sabem que precisam da natureza para sobreviver e cuidam dela com respeito”, destaca.
Com milhares de seguidores nas redes sociais, Bruna usa seu alcance público para propagar o bem por meio da Rede Felicidade. A ideia é incentivar o equilíbrio entre corpo, mente e espírito. “Recebo muito amor e positividade nas redes e a Rede Felicidade é uma forma de retribuir isso, ajudando as pessoas a buscar a felicidade”, explica.
Mari Maria relembra que tinha vergonha das sardas: 'Foi crucial para eu aceitar'
Alessandra Poggi revela por que criou a novela Garota do Momento: 'Primeira vez'
Valéria Almeida revela perrengue de viagem com o marido para Nova York: 'Não dá'
Viviane exalta legado do irmão Ayrton Senna e revela missão: 'Tornar brasileiros vitoriosos'
Sabrina Petraglia relembra insegurança quando morava no Brasil: 'Estava um pouco tensa'
Julio Rocha revela combinado com Karoline Kleine sobre educação dos filhos: 'Democrático'