EITA!

Livro sobre realeza britânica é retirado de lojas após polêmica

O livro “Endgame” do jornalista Omid Scobie foi retirado das lojas após “erro” que revelava nome de membro da Família Real envolvido em polêmica

Oscar Nucci, sob supervisão de Gustavo Assumpção
Livro sobre a realeza teria revelado o autor de um polêmico comentário sobre Archie, o primeiro filho de Prínicipe Harry e Meghan Markle - Foto: Getty Images

Nesta quarta-feira, 29, o lançamento de um livro focado na realeza britânica está dando o que falar na imprensa internacional. O livro “Endgame” escrito pelo jornalista britânico Omid Scobie foi lançado oficialmente na terça-feira, 28, mas já está fora de circulação em um país europeu.

A obra que relata os bastidores da Família Real britânica teve que ser retirada das prateleiras nas lojas dos Países Baixos por conta do que foi considerado um “erro” de tradução. O que aconteceu foi que a versão em alemão do livro citava o nome de um membro da Família que teria feito um comentário polêmico e preconceituoso antes do nascimento de Archie, primeiro filho de Príncipe Harry e Meghan Markle.

Ainda não se sabe se o que ocorreu foi um erro de tradução ou se o nome estava em um rascunho do livro que foi enviado para ser traduzido para o alemão. Porém, o nome do membro da realeza não está presente na versão em inglês da obra.

Em entrevista para a revista americana People, o autor Omid Scobie afirma que não citou nomes nem nos rascunhos de seu livro: “Tendo apenas escrito e editado a versão em inglês de Endgame, eu apenas posso comentar sobre o manuscrito – que não inclui os dois indivíduos que tiveram parte na conversa. Estou feliz em saber que o erro da tradução em alemão está sendo corrigido”.

O nome doas pessoas envolvidas na polêmica não foi divulgado em nenhum outro veículo, e o Palácio de Buckingham foi procurado pela People e não quis comentar sobre o assunto.

Entenda a controvérsia!

Em 2021, Príncipe Harry e Meghan Markle se afastaram da Família Real e se mudaram para os Estados Unidos. Após realizarem a mudança, o casal deu uma entrevista para a apresentadora da TV americana Oprah Whifrey. A conversa foi repleta de revelações sobre os bastidores da realeza.

Em um dos tópicos mais delicados e polêmicos da entrevista, Meghan revelou que houve conversas na Família Real sobre "quão escura seria a pele" de Archie, o primeiro filho do casal, quando ele nascesse. Oprah depois revelou que a atriz americana e Harry nunca chegaram a contar para ela quem eram essas pessoas.

Mais revelações!

Porém, o livro “Endgame” ainda contou com mais revelações sobre a Família Real. O autor revelou qual teria sido a reação de Kate Middleton ao ouvir o nome de Meghan Markle ser citado em uma conversa.

Ainda de acordo com Scobie, o Príncipe William não teria aprovado o casamento de Harry e Meghan e nunca gostou da esposa do irmão. E que, William teria cortado o contato com o irmão desde o casamento dele com Meghan. 

Oscar Nucci, sob supervisão de Gustavo Assumpção

Oscar Nucci é apaixonado por livros, séries e filmes. Desde dezembro de 2021, escreve sobre celebridades, TV e realeza na CARAS Digital.

Príncipe Harry Meghan Markle Realeza livro filho família real príncipe Harry Meghan Markle Archie

Leia também

Kate Middleton quer fazer as pazes com Harry mesmo com risco 'fúria' de William

Princesa Diana odiava o Natal da realeza. Saiba o verdadeiro motivo

Charles lembra momento especial com Rainha Elizabeth II: 'Jamais me esqueci'

Kate Middleton faz rara declaração sobre seu diagnóstico de câncer

Kate Middleton pede para Louis guardar um segredo da irmã. Saiba o que é!

Rei Charles e Rainha Camilla faltam ao evento de Natal de Kate Middleton