Veronica Berti: grande amor de Andrea Bocelli

‘Anjo’ do tenor italiano, ela fala sobre família, causas sociais e destaca paixão pelo Brasil

por Tamara Gaspar Publicado em 30/10/2016, às 08h56

Em SP, Veronica recebe CARAS para bate-papo exclusivo - JONATHAN LEIBSON/GETTY IMAGES E MARCO PINTO/SAVONA

Considerado um dos maiores nomes da música italiana, Andrea Bocelli (58) tem um verdadeiro “anjo da guarda” em sua vida: Veronica Berti (35). Eleita do tenor há 15 anos, Veronica é espontânea, decidida e falante. “Não gosto de dizer que sou a mulher de Andrea, pois dá uma sensação de limitação. Prefiro falar que sou sua companheira, afinal, estou sempre ao seu lado, compartilhando a vida pessoal e profissional”, explicou ela, responsável pela carreira do astro e também vice-presidente da Fundação Andrea Bocelli, entidade criada pelo tenor em 2011 com o objetivo de combater a pobreza e a desigualdade pelo mundo. “Estamos felizes com tudo o que conseguimos fazer até aqui, sempre com a ajuda dos amigos, pois, sozinhos, não fazemos nada”, apontou a italiana.

Fiel escudeira, ela acompanha o eleito em todas as viagens e não escondeu a alegria de voltar ao Brasil, onde o artista fez apresentações. “Temos amigos aqui. Adoro as pessoas, a força e, sobretudo, a música brasileira. O Brasil é o único País com o qual não temos problema em perder, nem sequer no futebol. E olha que futebol, para boa parte dos italianos, é propriamente a vida! Somos apaixonados pelo País”, brincou ela, em hotel paulistano.

Quem também desembarcou aqui foi Virginia (4), herdeira do par. “Andrea é rígido. Cobra muito de si mesmo e ensina os filhos a fazerem a mesma coisa. Além disso, ao mesmo tempo que dá muita liberdade e confiança, espera acordado os filhos chegarem a noite em casa para saber quando chegaram, como chegaram e com quem chegaram”, frisou ela. Pai ainda de Amos (21) e Matteo (19), de relação anterior, o tenor é assumidamente ciumento com a caçula. “Será uma vida dura para Virginia, bem dura! Dá para se ter uma ideia já pelo nome dela, que significa virgem em latim”, disparou.

O casal, que tem a fé e a religião como grandes bases da família, faz questão de pautar a educação com os dogmas católicos. “Andrea é muito religioso, então, todos os valores que passa aos filhos estão ligados à sua cristandade, em especial, o amor e o respeito ao próximo”, explicou.

Sem listar fórmulas para o casamento ideal, Veronica transformou a diferença de idade — ela é 23 anos mais jovem que ele —, em aprendizado. “Sou passional e ele, por conta da idade, já aprendeu a esmiuçar as coisas e ser mais calmo. Como diz um ditado italiano, ele me ensina a contar até 10 antes de responder! Tento, mas nem sempre é possível”, disse ela, que conheceu Bocelli em festa em Ferrara. A boda foi em 2014, em Livorno. O único momento de timidez é quando precisa falar de si mesma. “Queria ser igual às que dizem que comem de tudo e continuam magras! Mas confesso: é um sacrifício não poder comer o que quero e um sacrifício maior ainda conseguir entrar nos vestidos. Mas a gente faz o que pode, não é?”, resumiu, enrubescida.

música Andrea Bocelli Andrea Bocelli [63356]

Leia também

Chitãozinho e Xororó prometem cantar Evidências no Rock in Rio

Letícia e Juliano Cazarré fazem rara aparição com filhos mais velhos no Rock in Rio

Felipe Araújo grava seu novo DVD em São Paulo

No Brasil, Shawn Mendes curte praia de Ipanema no meio dos fãs

Ana Castela mostra detalhes do novo ônibus personalizado: 'Aqui que eu vou morar'

Morre Carlos Berg, cantor e compositor maranhense, aos 47 anos