Praias belíssimas, muito sol, altas temperaturas e um mar de causar inveja. Para completar os encantos de Niterói, no Estado do Rio de Janeiro, é ali que fica a melhor vista da Cidade Maravilhosa! Não à toa, portanto, o calor, as cores e os sabores tropicais da infância niteroiense da designer Daniella Helayel continuam bem vivos em sua lembrança, mesmo depois de vinte anos morando fora do Brasil. E ainda são, sem dúvida nenhuma, grande fonte de inspiração para suas criações. Em 2001, como não encontrava à venda nas lojas as roupas que buscava para si mesma, Daniella criou sua própria arca. Na ocasião, procurava em vão por um vestido versátil. Foi assim, como em um grito de prazer, alegria e libertação que nasceu a Issa. “Issa é o som que os surfistas brasileiros fazem depois de surfar a onda perfeita”, diz a designer. “Escolhi esse nome, porque é uma palavra que me lembra felicidade, luz e sintonia com a natureza Significa se sentir relaxado e confortável. E é isso que eu me esforço para alcançar com o meu trabalho”, resume. Seus vestidos naturalmente elegantes, descontraídos e sexy se tornaram ícones da marca e objeto de desejo no mundo todo. Kate Moss, Madonna, Sharon Stone, Scarlett Johansson, Naomi Campbell e Kate Middleton são algumas de suas clientes. Daniella, por sinal, é de certo modo a fada madrinha de Kate. No anúncio do noivado com o príncipe William, Kate usava um vestido da Issa. Uma plebeia transformada em princesa antes mesmo que o “sim” completasse a magia. E é isso que Daniella busca com seus vestidos, tranformar mulheres em princesas.
CARAS FASHION - Você criou sua própria marca depois de não encontrar um vestido. Por que não conseguiu encontrá-lo?
DANIELLA HELAYEL - Não sei exatamente o porquê, mas, há dez anos, não havia nada moderno que eu quisesse comprar. Meu guarda-roupa era repleto de peças vintage que eu comprava em mercados e brechós. E eu tenho amigas extremamente bonitas que usavam sempre jeans e agasalhos, o que é uma vergonha. Então, pensei que fazia sentido desenhar alguns vestidos incríveis para elas também.
CARAS FASHION - Qual é a sua relação com a moda? O quanto você se importa, por exemplo, com as roupas que veste?
DANIELLA HELAYEL - Nós todos temos que nos vestir. E devemos usar roupas que nos deixem bonitos. Mas, ainda mais importante, temos que nos sentir à vontade e capazes de nos divertir e viver com as nossas roupas. A moda está aí para desfrutarmos dela.
CARAS FASHION - Beleza e elegância têm a ver com personalidade? Que mulher veste Issa?
DANIELLA HELAYEL - A atemporalidade e naturalidade da Issa ajudam as mulheres a se sentir confiantes e confortáveis como são, em suas próprias peles. Toda mulher deveria ser e se sentir fantástica! A mulher Issa pode ser qualquer uma que gosta de se sentir feminina e queira ser chique. Ela tem uma vida agitada, uma agenda cheia e está sempre em movimento: trabalho, almoços, reuniões, festas, viagens... Então, o vestido Issa é maravilhosamente descontraído e, sem estresse e com acessórios minimalistas, é sufi ciente para qualquer ocasião. Eles também são fáceis de guardar e são difíceis de amassar. Poucos cuidados para uma vida mais tranquila.
CARAS FASHION - Você já disse que a essência da Issa é brasileira. Como foi sua infância no Brasil? E como foi parar na Inglaterra?
DANIELLA HELAYEL - Nasci em Niterói, no Rio de Janeiro, e passei toda a minha infância no Brasil antes de me mudar para Nova York, em 1991. Tenho ótimas lembranças de ter crescido no Brasil, cercada pela natureza. Lembro dos fi nais de semana na praia, nadando, da luz do sol, da minha família, da atitude mais descontraída e mais tranquila em relação à vida. Em Nova York, estudei no Fashion Institute of Technology (FIT) e comecei a trabalhar como consultora de moda e representante comercial de empresas brasileiras. Em 1995, montei minha própria empresa de exportação de roupas e tecidos para o Brasil. Em novembro de 1999, depois de mais de oito anos nos Estados Unidos, decidi que precisava de uma mudança e me encontrei em Londres.
CARAS FASHION - Como você decidiu que seria uma designer de moda?
DANIELLA HELAYEL - Mesmo que eu não estivesse 100% certa de qual seria o meu papel na indústria, eu sempre soube que queria trabalhar com moda. Mas foi mesmo quando minhas amigas começaram a usar o que eu desenhava e passaram a me pedir para fazer mais coisas que eu pensei na possibilidade de lançar oficialmente a Issa.
CARAS FASHION - Quem são seus ídolos na moda?
DANIELLA HELAYEL- Jackie O., porque ela suscitou uma elegância moderna e sempre será lembrada como uma pessoa chique e elegante. E ela não foi apenas “a esposa do presidente John F. Kennedy”. Ela foi seu próprio personagem, independente e inspirador. E Coco Chanel, porque criou um sonho que continua vivo e, ainda hoje, é um dos mais desejáveis! Também gostaria de ter desenhado para a Grace Kelly! Ela tinha uma noção de estilo incrível e desenvolveu uma atitude em relação às roupas que estava muito à frente de seu tempo. Seus conjuntos elegantes de casaco e vestido foram uma verdadeira inspiração para a minha coleção Outono-Inverno 2011. E admiro a Marilyn Monroe, porque ela era muito feminina e sexy, cheia de curvas e extremamente glamourosa.
CARAS FASHION - Para você, inspiração é um clique ou um processo?
DANIELLA HELAYEL- A cada estação nós fazemos muitas pesquisas. Nesta fase, gosto de ser supercompleta, porque é quando a coleção realmente começa a tomar corpo e eu preciso me sentir inspirada para criar as estampas, as cores, as formas e a vibração do conjunto todo. E embora possa demorar um pouco, como há pesquisa, geralmente, haverá um momento “eureka”. E, a partir desse ponto, a coleção passa a ter uma clara direção a ser seguida.
CARAS FASHION - Você pretende abrir uma loja no Brasil? O que você acha da moda brasileira?
DANIELLA HELAYEL - Sim, adoraria ter uma loja no Brasil e, felizmente, a primeira Issa será aberta em São Paulo muito em breve! Acredito que a mulher brasileira ama se arrumar e tem muito orgulho das suas roupas.
CARAS FASHION - Em relação ao seu trabalho, o que te deixa mais orgulhosa?
DANIELLA HELAYEL - Em novembro de 2007, fui ao Brasil visitar minha avó e cheguei na casa dela usando uma versão do vestido clássico da Issa. E ela me disse: “Mas que vestido bonito! Posso ter um?”. Peguei o meu e dei para ela, que tem 84 anos e usa tamanho 46 no Brasil (eu uso 40). Quando ela se olhou no espelho, falou: “Lindo! Posso ficar com ele?”. E eu respondi: “Claro, vó!”. Esse foi o melhor momento da minha carreira. Eu me senti incrivelmente orgulhosa! Issa não tem idade, tamanho, nada. É para a Madonna e para a minha avó! A Issa é para todas!
Sabrina Sato exibe barriguinha de grávida ao apostar em look todo transparente
Gisele Bündchen manteve a gravidez em segredo em seus últimos posts
Poliana Rocha usa vestido caríssimo para a festa da neta. Saiba o preço
Filha de Thais Fersoza usou o vestido de casamento da mãe em renovação de votos
Rafaella Justus escolhe look estiloso para passeio em Miami
Eliana usa vestido com recorte estratégico e mostra a cinturinha fina