Ex-jogador de vôlei, Tande relembra o susto ao descobrir que sofreu um infarto e afirma: ‘Tinha de duas horas a uma semana para morrer’
O ex-jogador de vôlei Tande sofreu um infarto há cerca de 10 dias e relembrou os detalhes em entrevista ao programa Domingo Espetacular, da Record TV. Ele contou sobre o susto que levou ao ir ao hospital e ser diagnosticado com o infarto e já ser internado. Inclusive, ele disse que correu risco de morte. “Ele [cardiologista] disse que eu tinha de duas horas a uma semana para morrer”, afirmou.
Tande disse que nunca imaginou que corria risco de infartar. “Nunca pensei que poderia ser infarto. Eu sou campeão olímpico, campeão mundial, rei da praia, palestrante, lancei livro. É o Tande! Nunca imaginei. Eu achava que no máximo seria uma pneumonia”, afirmou ele.
“Nunca fumei, nunca bebi, nunca me droguei. Meu avô morrei muito cedo, infartou. Meu tio, irmão da minha mãe, no futebol sábado de manhã, foi pro ataque, quando voltou correndo, caiu duro aos 42 anos”, completou.
Então, o ex-atleta contou quais foram os sintomas que teve. “Em todos os momentos que eu fazia alguma atividade, subir a escada na minha casa, eu ficava ofegante. E aí o atleta de alta performance leva para onde? ‘Tenho que melhorar o meu aeróbico”, disse ele, que também teve dores em uma viagem para um parque de diversões com a família. “A gente foi correndo, mas parecia que eu estava tomando facadas no pulmão. Pegava a mandíbula e comprimia, em alguns casos falam que vai pro dente, eu sentia repercutir no ouvido”.
Então, ele disse que decidiu ir para o hospital após ter um mal-estar. “A médica virou e falou: ‘Quando tem essa alteração aqui, é infarto’. Eu falei: ‘Doutora, o que é isso? Infarto? Não é possível, eu pratico atividades físicas’. É aí que a grande maioria não quer ficar, vai buscar outra opinião. Mas ela falou: ‘E tem mais, você vai ser internado agora’”, afirmou ele.
Tande foi internado no dia 12 de abril ao sofrer um infarto. Porém, a notícia se tornou pública no início desta semana, quando ele apareceu nas redes sociais para explicar o que aconteceu.
"Tudo bem, pessoal? Passando aqui para falar do meu sumiço. Eu, sexta-feira agora, acabei infartando, acreditam? 54 anos, atleta, comida um pouco errada, fazia exercícios... Mas comecei a descuidar um pouco da minha saúde, estava há uns quatro anos sem me cuidar. Eu tive 98% de entupimento de uma veia (artéria) principal do coração e mais duas com 78% e 73%", disse ele, e completou: "Fiquem atentos aos sinais. Ele meu deu, volta e meia, vários sinais: falta de ar, palpitação, subindo aqui na mandíbula e dor de ouvido. Cuidem-se sempre. Papai do céu me deu uma chance e eu tô voltando. Semana que vem eu tô voltando direto. Fiquem com Deus".
Vale lembrar que Tande fez carreira no vôlei de praia. Ao se aposentar das quadras, ele se tornou comentarista esportivo.
Por que Ayrton Senna era chamado de Beco? Entenda o apelido do piloto
Vini Jr. agradece prêmio de melhor jogador do mundo pela Fifa
Will Santana destaca trabalho em equipe no surfe de ondas gigantes: 'Esporte de alto risco'
Éder Militão presenteia a esposa com carro luxuoso; saiba o valor
Após recuperação de acidente grave, Kayky Brito é clicado andando de bicicleta no RJ
Neymar Jr. compartilha clique inédito com o filho mais velho, Davi Lucca