ATENÇÃO, PAPAIS!

Saiba o que é preciso fazer para garantir o crescimento saudável do seu filho

Em entrevista à CARAS Brasil, endocrinologista pediátrico Miguel Liberato explica que a velocidade de crescimento varia conforme a fase da vida da criança

Dr. Miguel Liberato

por Dr. Miguel Liberato

Publicado em 29/07/2024, às 19h11

Período logo após o nascimento é o de maior crescimento, diz médico - Freepik

O crescimento normal da criança é um excelente reflexo de que está tudo bem com sua saúde. Para um crescimento adequado, fatores como nutrição, níveis hormonais e atividades físicas devem estar alinhados. Em entrevista à CARAS Brasil, o endocrinologista pediátrico Miguel Liberato aponta que quando há alguma doença ou problema de saúde, pode-se observar uma queda na velocidade de crescimento da criança.

“O acompanhamento regular do crescimento infantil é muito importante. Como uma criança não cresce sempre na mesma velocidade e para cada fase é esperado um padrão específico, temos que estar sempre atentos. Se observarmos que a criança está crescendo menos do que o esperado, temos que investigar”, ressalta.

Tal acompanhamento deve ser realizado de forma regular até os 18 anos de idade. O médico explica que a velocidade de crescimento varia conforme a fase da vida da criança, com padrões específicos de centímetros adquiridos ao longo do ano.

Os padrões de crescimento típicos são: Do nascimento até 1 ano de idade: aproximadamente 25 cm; No segundo ano de vida: cerca de 12,5 cm; Dos 3 anos até a puberdade: entre 5-6 cm por ano; Durante a puberdade: meninas crescem entre 8-10 cm por ano e meninos entre 10-12 cm por ano.

Liberato enfatiza que o período logo após o nascimento é o de maior crescimento, com a criança ganhando cerca de 25 centímetros no primeiro ano. No segundo ano, o crescimento é de aproximadamente 12,5 cm. “A partir de então, a velocidade de crescimento diminui gradativamente, ficando entre 5-6 cm por ano até a puberdade. Quando entram na puberdade, geralmente após os oito anos para meninas e nove anos para meninos, a velocidade de crescimento aumenta novamente, atingindo o estirão puberal”, salienta.

O médico destaca a importância de avaliações regulares pelo pediatra, utilizando curvas de crescimento de acordo com a idade, para identificar precocemente possíveis alterações no crescimento. “Essas avaliações são cruciais para garantir que todos os fatores necessários para um crescimento saudável estejam presentes e alinhados”, avisa.

Dr. Miguel Liberato

Dr. Miguel Liberato é endocrinologista pediátrico formado em Pediatria (CRM 170830) na Universidade Federal do Espírito Santo, com especialização pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e título pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. Professor do curso de Medicina da Faculdade das Américas e da pós-graduação em Endocrinologia Pediátrica no Instituto Superior de Medicina (ISMD).

Saúde crianças Pediatra desenvolvimento infantil crescimento saudável

Leia também

Entenda reação alérgica que causou internação de Virginia Fonseca

Deborah Secco revela 'dieta secreta'; especialista alerta riscos

Por que Sthefany Brito sentiu medo no puerpério? Entenda período

Joelma subirá no palco de cadeiras de rodas em próximo show

Como está Maidê Mahl? Atriz segue em estado grave e não apresenta evolução

Camila Campos celebra última sessão de radioterapia: "Vitória"