Quinoa: veja os benefícios e diferenças deste alimento em grãos, flocos e farinha

Muito saudável, a quinoa, ou quinua, pode ser consumida de formas diferentes, mas sempre são fontes de cálcio, Ômega 3, ferros e aminoácidos essenciais; confira!

Luiza Camargo Publicado em 10/08/2017, às 11h01 - Atualizado às 14h28

Diferenças da quinoa em grãos, flocos e farinha - Divulgação

A quinoa, ou quinua, é um alimento de alto valor biólogo, ou seja, possui todos os aminoácidos essenciais que o nosso corpo precisa para funcionar corretamente.

É também fonte de cálcio, ferro e ácidos graxos ômega 3 e 6, além de possuir quantidades significativas de vitaminas do complexo B, como explica a nutricionista Haline Dalsgaard, idealizadora da plataforma online “Saúde no prato”.

Por ser rica em proteínas, a quinoa ajuda no fortalecimento muscular, principalmente para quem pratica atividades físicas. Ela também é uma rica fonte de ômega 3 e 6 e está relacionada à prevenção de doenças cardiovasculares e redução do colesterol. Ela também ajuda no fortalecimento dos ossos e prevenção da osteoporose, devido a suas quantidades de cálcio.”

+Goji Berry: veja os benefícios desta fruta que ajuda a emagrecer
 
Em entrevista à CARAS Digital, a expert explicou que a quinua pode ser consumida de 3 formas diferentes: em grãos, flocos e farinha; confira seus benefícios e diferenças!

GRÃOS —  “Podem ser consumidos como um cereal matinal, acompanhando leite ou iogurtes. Também pode ser cozido deixando-os  de molho por algumas horas e cozinhando em água já fervente, no fogo baixo, por 15 minutos (fica mais saboroso se o sal for adicionado depois do cozimento). Pode ser misturado nas saladas, sopas e risotos ou servido com molhos. Cozido, dura até três dias na geladeira”.

FLOCOS — “Pode ser usada como os flocos ou servir como base para pães, biscoitos. Polvilhe em sopas, no iogurte, na salada de frutas e em vitaminas naturais”.

FARINHA – “Misturada em sucos e vitaminas, tempero de saladas, usada na substituição da farinha de trigo em massas de bolos, tortas, pães, macarrão caseiro, etc. A proporção para substituir nas receitas é de um para um, ou seja, para cada xícara de farinha de trigo, use uma xícara de quinoa no lugar”.
 

Bem-estar e Saúde Alimentação - Estilo de Vida [12944] Alimentação - Estilo de Vida Vida Saudável [76663] Vida Saudável

Leia também

Entenda reação alérgica que causou internação de Virginia Fonseca

Deborah Secco revela 'dieta secreta'; especialista alerta riscos

Por que Sthefany Brito sentiu medo no puerpério? Entenda período

Joelma subirá no palco de cadeiras de rodas em próximo show

Como está Maidê Mahl? Atriz segue em estado grave e não apresenta evolução

Camila Campos celebra última sessão de radioterapia: "Vitória"