ENTENDA

Quem sofre de endometriose pode engravidar? Especialista explica

Em entrevista à CARAS Brasil, a médica ginecologista Fabiane Gama explica se mulheres com endometriose podem engravidar; confira!

Dra. Fabiane Gama

por Dra. Fabiane Gama

Publicado em 22/07/2024, às 12h10

Desenho de uma médica conversando com uma paciente sobre endometriose - Foto: Getty Images

A endometriose é uma condição bastante comum entre as brasileiras, e costuma despertar dúvidas em muitas mulheres. Pensando nisso, a CARAS Brasil conversou com a médica Fabiane Gama sobre a possibilidade de pacientes que sofrem com a condição engravidarem.

"Embora a condição possa causar infertilidade, existem muitas mulheres que vivem com endometriose que engravidam", afirma a especialista. A médica explica que é importante ter um acompanhamento médico para entender melhor a possibilidade.

"É muito importante ter o acompanhamento de um profissional ginecologista para a investigação de cada caso", completa ela. O tratamento é feito principalmente com hormônios, mas também com práticas como fisioterapia, uso de anti-inflamatórios e analgésiscos.

Leia também: O que é endometriose? Entenda distúrbio que já atingiu diversas famosas

Em alguns casos, a paciente que convive com a condição pode receber a indicação para realizar uma cirurgia para a retirada do tecido endometrial localizado fora do útero. Por isso, é de extrema importância o acompanhamento médico no tratamento.

O QUE É A ENDOMETRIOSE?

Gama explica que a endometriose acontece quando o tecido do endométrio, que reveste o interior do útero, cresce para fora dele. "Podendo ser encontrado em outros órgãos pélvicos", afirma a especialista. Com a condição, o tecido pode estar presente nos ovários, tubas uterinas ou até mesmo no intestino.

Gama diz que a causa da condição ainda não é conhecida, e pode depender de alguns fatores diferentes. "Sua causa ainda é desconhecida, podendo ter fatores genéticos e/ou multifatoriais", acrescenta a ginecologista.

A especialista diz que a condição é crônica, ou seja, pode permanecer por anos ou até mesmo a vida inteira. Apesar disso, o distúrbio tem tratamento, que pode ser feito com auxílio médico após a paciente receber o diagnóstico.

CONFIRA PUBLICAÇÃO RECENTE DA MÉDICA GINECOLOGISTA FABIANE GAMA:

 

Dra. Fabiane Gama

Dra. Fabiane Gama é ginecologista geral (CRM/RS 34580 - CRM 52-124302-0/RJ), regenerativa funcional e estética íntima com graduação em medicina e especialização em Ginecologia e Obstetrícia pela UCPEL. Pós-graduada em medicina estética pela Isbrae e preceptora do programa de residência médica no período de atuação na UCPEL e UFPEL. Atua como docente de cursos na área de laserterapia na disfunção urogenital e estética íntima e professora e coordenadora nacional do curso de pós-graduação de Ginecologia Regenerativa e Estética Íntima da MEDPOS- BRASIL. É também diretora médica da Alife Clínica Médica. 

gravidez Endometriose

Leia também

Preta Gil recebe surpresa carinhosa em hospital após nova cirurgia

Tata Werneck pede orações ao revelar nova internação da avó: 'Acredito na fé'

Ronnie Von sofre acidente e cancela participação no Teleton

Wanessa Camargo desabafa sobre problema: ‘É uma sensação de morte’

Médica alerta possíveis riscos de Viih Tube induzir o parto: 'Trauma durante'

James Van Der Beek fala sobre descoberta do câncer: 'Entrei em choque'